Preso por um roubo que não cometeu, Edmundo (Ângelo Antônio) deixará a cadeia graças a “ajuda” de Heitor (Rodrigo Faro), que, por sua vez, vai propor libertá-lo em troca de o professor abrir caminho para o vilão se casar com Bianca (Leandra Leal) na reprise de O Cravo e a Rosa. Porém, ao tentar retornar para a pensão de Dalva (Bia Nunnes), o humilde será rejeitado e, sem outra alternativa, passará a morar nas ruas.
Mas, quando tudo parece perdido, eis que uma luz no fim do túnel surgirá: é Joana (Tássia Camargo), que encontrará o personagem de Ângelo Antônio deitado na grama, após ter sido roubado e estar como um mendigo, deixando-a assustada. Sendo assim, a lavadeira logo se prontificará a levá-lo até sua casa para lhe dá um prato de comida. Na ocasião, ela também chegará a saber o que de fato houve com o mestre.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
Escrita por Walcyr Carrasco, a novela O Cravo e a Rosa é protagonizada por Eduardo Moscovis, Adriana Esteves e antagonizada por Drica Moraes. Outros atores como Leandra Leal, Ana Lúcia Torres, Rodrigo Faro, Luís Melo e Ney Latorraca fizeram parte do elenco principal.
Edmundo participa de assalto trágico com Joana
Na novela O Cravo e a Rosa, Edmundo (Angelo Antonio) precisará ir para a rua após cair em uma armação de Marcela (Drica Moraes), mas esse está longe de ser o seu desfecho cruel. Isso porque ele acabará caindo em uma outra armação, dessa vez de Berenice, que, na tentativa de encontrar a apólice de Catarina (Adriana Esteves) e nadar no dinheiro, contratará criminosos para que eles invadam a casa de Joana (Thássia Camargo).
Mas os bandidos não agirão sozinhos, já que convidarão o professor para participar do esquema e ele, sem saber que se trata de um assalto, aceitará — visto que precisará de dinheiro para sobreviver. O que os bandidos querem, no entanto, é que o personagem sirva para assumir a culpa pelo crime.
Veja também: Catarina declara guerra a Petruchio e propõe desafio ao marido: “Eu contra você”
Acontece que o assalto não dará muito certo e os bandidos decidirão acabar com toda a família da lavadeira. Edmundo entrará no assalto, mas não conseguirá matar e ainda se colocará na frente das crianças para impedir que elas levem um tiro. Joana, no entanto, acabará levando um tiro na sua cabeça.
Catarina e Petruchio ouvirão o disparo de longe e quando entrarem na casa os bandidos já terão fugido pelos fundos. O caos se instaurará no local quando eles perceberem que Joana está muito mal. Como planejado pelos bandidos, a culpa cairá toda em Edmundo, que acabará sendo preso pelo crime.