Após ter sido mandada embora por Petruchio (Eduardo Moscovis), o qual pensa que ela só se casou com ele em troca da herança da mãe, Catarina (Adriana Esteves) deixará claro ao marido que não vai sair de lá porque tirou do seu próprio bolso o dinheiro para investir na fazenda, a fim de evitar a falência do local, bem como bancou os remédios do produtor para que o mesmo conseguisse se recuperar o mais rápido possível na reprise de O Cravo e a Rosa.
Dessa forma, o protagonista, então, pensará em uma maneira de retribuir a ajuda prestada pela amada durante esse tempo em que ele esteve ausente das suas funções. “Bom, eu não deixo de pagar quem eu devo e faço agora um compromisso. Vou trabalhar até juntar todo o dinheiro que você botou aqui para te pagar”, prometerá o chucro.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
“Você vai trabalhar? E eu? Esqueceu que quando você estava doente, eu trabalhei feito um burro de carga? Trabalhei muito, dei muito duro! Nós vamos trabalhar, juntar dinheiro e depois eu vou ver o que eu vou fazer”, rebaterá a irmã de Bianca (Leandra Leal). “Obedecer você é que eu não vou e muito menos te chamar de capitã”, devolverá o patrão de Calixto (Pedro Paulo Rangel).
O desafio
Em seguida, a personagem de Adriana Esteves se assustará com a fala do amado e afirmará que ele deveria fazer isso, já que ela conseguiu fazer com que os funcionários rendessem muito mais que antes. “Você não me desafia que eu sei muito mais tocar a fazenda”, dirá o interiorano. “Pois eu desafio. Vamos ver quem rende mais? Você vai aprender comigo”, sentenciará a filha de Batista (Luís Melo).“Então eu aceito o desafio. De agora em diante é eu contra você”, topará Petruchio. “Não, sou eu contra você. Prepare-se Petruchio, é guerra!”, declarará a feminista.