Em Pantanal, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) acabará tendo um final triste. Isso porque, após se casar com Filó (Dira Paes) e, em seguida, passar a lua de mel com a esposa, o fazendeiro acordará com uma forte dor no peito e morrerá na poltrona do casarão de infarto.
A princípio, Zé acordará antes de Filó e vai direto para a sala. Nesse momento, o protagonista sentirá uma forte dor no peito e cairá no sofá. Nos últimos minutos de vida, o espirito do homem, enfim, se encontrará com o do Velho do Rio (Osmar Prado), seu pai.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
Na sequência, Filo acordará e estranhará que Zé não acorda do sofá. O desespero, claro, será grande: “Não faz isso comigo”, dirá ela. “Zé, responde!”, insistirá ela, muito abalado o que seus olhos estará vendo. Ela, então, concluirá que seu homem está morto.
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.