O Velho do Rio (Osmar Prado) não vai deixar que José Lucas (Irandhir Santos) morra tão cedo em Pantanal. Isso porque ele salvará a vida do neto depois de o mesmo levar um tiro a mando de Tenório (Murilo Benício). Dessa forma, o veterano, então, o conduzirá até a tapera de Juma (Alanis Guillen), onde lá tratará de se esconder da mocinha, que irá ao encontro do guardião na trama adaptada por Bruno Luperi.
Em cenas que vão ao ar em breve, o público verá o pai de Guta (Julia Dalavia) contratando um jagunço para matar o herdeiro de José Leôncio (Marcos Palmeira). Feito isso, o capanga, portanto, atirará no caminhoneiro, o qual ficará gravemente ferido e será imediatamente socorrido pelo velho, que o conduzirá até a tapera.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Sozinhos no local, já que, a essa altura, a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) está morando com Jove (Jesuíta Barbosa) na fazenda, os dois receberão a visita surpresa da protagonista, que suspeitará de que o cunhado possa estar sendo cuidado pelo guardião do bioma em sua antiga tapera, e, por essa razão, irá até lá juntamente com o amado.
Porém, o que ela não imaginava era que, ao chegar lá, fosse se deparar com o lugar sem ninguém, pois o personagem de Osmar Prado fará uma magia para desaparecer. “Véio. Véio. Véééiooo”, esbravejará a jovem, que, mesmo assim, não desistirá de encontrá-lo.
A persistência que acabará em vácuo
Só para se ter uma ideia, a personagem de Alanis Guillen surgirá outras vezes por lá na tentativa de falar com o Velho do Rio, mas não terá sucesso. “Ô Véio. Onde é que ocê tá? Cadê ocê, Véio? Que é que tá acontecêno que ocê num aparece mais pra mim?”, indagará ela, enquanto estiver andando de barco.
Veja também: Jove fica abatido por ter “matado” Alcides em seu casamento e recebe consolo do pai: “legítima defesa”
Sem querer encontrá-la, o Velho do Rio se transformará em sucuri e entrará embaixo d’água, deixando-a completamente no vácuo. Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.