Em Pantanal, no dia do casamento de Jove (Jesuíta Barbosa) com Juma (Alanis Guillen), Alcides (Juliano Cazarré) aparecerá para fazer confusão. Durante a festa, o peão, visivelmente bêbado, provocará o filho de Zé Leôncio com uma faca e o rapaz perderá as estribeiras.
Nesse momento, Jove partirá para cima acabará saindo no soco com Alcides. O mocinho, por sua vez, levará vantagem, mas ficará tenso ao perceber que Alcides não está respirando. Ele concluirá, em seguida, que o peão está morto e ficará com remorso.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
Dentro da fazenda, Jove ficará se martirizando. Ze, no entanto, avisará que foi em legítima defesa: “todo mundo está de prova, não tem que ficar assim, filho”, dirá. “Eu nunca matei ninguém na minha vida”, falará o personagem de Jesuíta Barbosa.
Veja também: José Leôncio pressiona Filó e tenta descobrir quem é o verdadeiro pai de Tadeu
Por algumas horas, todos acreditarão mesmo que Alcides morreu. Só que, na sequência, chegará a notícia que o peão está vivo e apenas desmaiou pelo excesso de bebida. Jove, então, ficará mais aliviado sem ter que carregar o peso de uma morte.