Em Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) vai enfrentar um pistoleiro contratado por Tenório para matar Zé Leôncio e os três filhos. O jagunço vai se esconder na tapera de Juma (Alanis Guillen), mas se surpreenderá ao se deparar com o homem que vira sucuri.
Nos próximos capítulos da novela das 21h da Globo, Zé Leôncio se tornará o maior inimigo de Tenório. Isso porque o “Rei do gado” passará a ajudar Maria Bruaca (Isabel Teixeira) a buscar seus direitos na Justiça.
Em razão disso, Tenório contratará um matador de aluguel para se vingar não apenas da ex e do amante, mas também de Zé Leôncio e seus três herdeiros. A primeira vítima será Zé Lucas (Irandhir Santos), mas conseguirá escapar com vida. Entretanto, o jagunço não vai desistir de cumprir o seu trabalho.
Em uma das ocasiões, ele se esconderá na tapera de Juma, esperando o momento certo para matar sua próxima vítima. Ao chegar no local e se acomodar, ele receberá a visita do Velho do Rio. A entidade se apresentará como uma alma penada, para o susto do pistoleiro.
“Eu vim lhe seguindo faz tempo, e ‘tou’ aqui pra lhe dar um conselho… Essa arma aí não pode ser disparada ‘ôtra’ ‘veiz’ aqui por essas bandas. Se for, ‘ocê’ morre!”, ameaçará o ser misterioso. “Larga de besteira…”, falará o jagunço pegando sua espingarda. “Então ‘exprimenta’, atira logo”, dirá o ‘véio’.
Na sequência, o homem se preparará para atirar, mas o Velho do Rio virará sucuri e avançará no pescoço dele. O animal vai se enroscar no pistoleiro até deixá-lo desacordado em cenas que irão ao ar nos próximos capítulos da trama de Bruno Luperi.
Veja também: Resumo da novela Pantanal