Em Pantanal, Zuleica (Aline Borges) esconde um grande segredo e nem sonha em conta-lo para Tenório (Murilo Benício). Por outro lado, nos próximos capítulos, a mulher se verá obrigada a contar tudo para Marcelo (Lucas Leto), que ficará chocado.
A princípio, Zuleica descobrirá que Marcelo chegará ao Pantanal para morar com sua família na casa de Tenório. Nesse momento da novela, ele e Guta (Julia Dalavia) ficarão cada vez mais próximos, mas se sentirão culpados por serem filhos do mesmo pai.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
Tenório desconfiará que os dois se gostam e confrontará Marcelo, arrumando uma grande confusão. Zuleica, em seguida, contará para Guta que Marcelo não é seu irmão. A jovem, claro, ficará aliviada, pois agora poderá ficar livre com seu amor sem culpa.
Na sequência, Guta chamará Marcelo para contar a novidade a Marcelo e ele se sentirá aliviado com a certeza de que não são irmãos, mas, ao mesmo tempo, ficará angustiado com a notícia de que Tenório não é seu pai.
Quem é o verdadeiro pai de Marcelo em Pantanal?
Na primeira versão da novela, exibida na extinta Manchete em 1990, Tenório, vivido por Antônio Petrin à época, ficou com Zuleica (papel de Rosamaria Martinho na trama original) após ela ser estuprada e expulsa de casa. Por essa razão, Marcelo (Lucas Leto), o primogênito da enfermeira, não é filho legítima de Tenório, e sim de um estupro cometido por um homem maldoso desconhecido.
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.