Como ninguém não sabe ao certo o dia de amanhã, José Leôncio (Marcos Palmeira) resolverá se adiantar e, assim, escrever um testamento em que deixará sua herança para a pessoa amada em Pantanal. Doente e temendo morrer a qualquer momento, o fazendeiro, então, fará justiça e, com isso, dedicará todos os seus bens à Filó (Dira Paes), pelo fato de ela está com ele há mais de vinte anos, embora os dois não tenham se casado no papel, na trama adaptada por Bruno Luperi.
E tudo isso se dará porque o pai de Jove (Jesuíta Barbosa) passará a apresentar sinais de cansaço, causando uma certa preocupação na mãe de Tadeu (José Loreto). “Você? Com canseira?”, estranhará ela. “Não sei explicar o que é”, rebaterá o peão, que, no dia seguinte, continuará sentindo a mesma coisa.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Diante disso, a personagem de Dira Paes orientará o amado a ir até Campo Grande para se consultar e saber do que se trata, mas o mesmo logo recusará. Como uma forma de se prevenir, o filho de Joventino (Irandhir Santos) evitará realizar viagens a São Paulo para tratar de negócios.
Mais tarde, o personagem de Marcos Palmeira vai querer saber de Ari (Claudio Galvan) se Davi (Lucci Ferreira) colocará Filó como sócia de suas empresas. “Positivo, ele me ligou hoje cedo. A respeito do sinhô botar a Filó de sócia da sua empresa?”, questionará o homem. “Justamente. Eu dei ordem pra ele ver isso pra mim e estou sentindo que ele tá me enrolando”, responderá José Leôncio, desconfiado.
Veja também: Velho do Rio tenta impedir incêndio no Pantanal, fica gravemente ferido e Zé Leôncio pressente o pior
Em seguida, Ari tratará de amenizar mais a situação. “Parece que o sinhô pegou o pessoal de supetão. Teve gente lá até preocupado com a sua saúde”, justificará. “Não é questão de saúde, é questão de justiça. Se amanhã ou depois me acontece alguma coisa, eu quero que a Filó esteja tranquila”, dirá ele.
Logo após, a personagem de Dira Paes, que terá flagrado a conversa suspeita do companheiro com Ari, perguntará se ele está bem, mas o pantaneiro despistará. “Você vai me amolar com isso outra vez?”, indagará ele, incomodado. “De que me adianta um mar de dinheiro, Zé, sem você por perto?”, retrucará a morena, em cenas previstas para breve.