Em Pantanal, Zé Lucas (Irandhir Santos) vai surpreender a todos ao desistir de ser peão na fazenda do pai e decidir entrar para a política. Além disso, o primogênito de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) desistirá da disputa pela sela de prata.
A mudança repentina de Zé Lucas acontecerá após ele engravidar Érica, personagem de Marcela Fetter. O pai dela, candidato a deputado, exigirá que os dois se casem e Zé Lucas viajará para São Paulo para viver com a mulher. Lá, ele passará a acompanhar o sogro nas convenções partidárias e começará a se interessar pela carreira política.
Acontece que o peão descobrirá que estava sendo vítima de um golpe. Isso porque Érica não estava grávida e tudo fazia parte de um plano da mulher com o pai para colocar as mãos em sua herança. Com isso, o irmão de Jove (Jesuíta Barbosa) retornará para o Pantanal e, apesar do que aconteceu, decidirá seguir na carreira política.
A princípio, Zé Leôncio não concordará com decisão do filho, mas, depois de muita insistência, ele passará a apoiá-lo. Ao mesmo tempo, ainda estará de pé a disputa pela sela de prata do velho Joventino. Contudo, ele e Jove irão desistir da competição e deixarão o prêmio para Tadeu (José Loreto).
Vale destacar que essa sequência aconteceu na versão original da novela de 1990, devendo a Globo seguir o mesmo roteiro.
Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida na extinta Rede Manchete. Em 2022, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.