Em Pantanal, a chegada de Zaqueu (Silvero Pereira) no Pantanal prometerá causar bastante com o seu jeito de ser. De cara, o mordomo ficará maravilhado com os peões bonitões da fazenda, porém, apenas uma pessoa mexerá com os sentimentos do mordomo. Trata-se de Alcides (Juliano Cazarré).
Na reta final do folhetim, se Bruno Luperi, autor de Pantanal, obedecer os acometimentos da novela que foi escrita pelo seu avô, Benedito Ruy Barbosa, na TV Manchete, Tenório (Murilo Benício) enfrentará Alcides e apontará a arma contra ele.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
Em seguida, Zaqueu, que também estará no momento, tentará acertar o fazendeiro e acabará alvejado por ele. Alcides, então, aproveitará a distração de Tenório e atravessará seu corpo com a zagaia, depois jogará o corpo do vilão no rio. Por fim, o peão socorrerá Zaqueu levando-o de volta à fazenda.
No final, Zé Leôncio pedirá explicações sobre o que aconteceu e, antes de Alcides falar alguma coisa, Zaquel tomará a palavra e assumirá ter matado Tenório com um tiro na cabeça.
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.