Em Pantanal, exibida pela Globo no horário das 21h, Zé Lucas (Irandhir Santos) entrou na história para movimentar. Isso porque ele se envolverá com algumas mulheres ao longo da trama. No primeiro momento, quem se encantará pelo filho de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) será Irma (Camila Morgado).
Mas, o romance não vai para frente, porque Zé Lucas só terá olhos para Juma (Alanis Guillen). Enquanto não consegue se envolver com a jovem, visto que ela namora com Jove (Jesuíta Barbosa), o homem acabará caindo nos braços de Érika (Marcela Fetter), uma jornalista que vai até o Pantanal fazer uma reportagem sobre o bioma.
Depois do caso com a jornalista, Zé Lucas ficará com Juma por um tempo durante o término entre ela e Jove. Mas, a situação se complicará quando Érika voltar à fazenda acompanhada de seu pai, o deputado Ibraim (Dan Stulbach). O político colocará Zé Lucas contra a parede, dizendo que sua filha está grávida dele e forçará um casamento.
Veja também – Mariana descobre que Irma está grávida de peão da fazenda, enlouquece e manda ela abortar o bebê
O homem assumirá a responsabilidade e aceitará se casar com Érika. Ele e Érika chegarão a preparar o casamento fora do pantanal, mas antes de subir ao altar Zé Lucas descobrirá que a gravidez é falsa. Ele, então, voltará para a fazenda do pai e pedirá perdão para Jove por ter se envolvido com Juma, mesmo sabendo do amor entre eles.
Após tantas decepções amorosas, Zé Lucas decidirá ficar sozinho. Mas, ele terá uma grande surpresa antes do desfecho da novela. Isso porque ele se tornará o novo companheiro de Irma (Camila Morgado), que será abandonada por Trindade (Gabrie Sater) após o filho deles nascer. Assim, eles terão o final feliz que tanto esperavam.