Em Pantanal, Zé Lucas (Irandhir Santos) não vai conseguir tirar Juma (Alanis Guillen) da cabeça e cometerá uma loucura. O peão tentará beijar a Marruá à força, mas será surpreendido pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que impedirá que o pior aconteça. Desorientado, ele desabafará com José Leôncio (Marcos Palmeira) e dirá que tomou uma decisão importante.
Durante a conversa com o pai, o primogênito confessará que está apaixonado por Juma. “Eu gosto demais da Juma, mas ela já tem dono, o seu ‘ôtro’ ‘fio’, o legítimo”, dirá ele. “Eu esperava ouvir tudo nesse mundo, menos isso”, se assustará Zé Leôncio. “Pois é, pai. Eu estou lhe sendo sincero. Eu tenho que ir embora daqui, meu pai. Eu gosto tanto dela que eu tenho medo de perder a cabeça e fazer uma bobagem de vez”, continuará Zé Lucas.
O pai do peão tentará convencê-lo a desistir da ideia de partir justificando que ele quer dar seu sobrenome ao filho. “Já me conforta saber que eu sou seu ‘fio’. Eu vou embora daqui sem esperar levar mais nada da vida”, responderá José Lucas de Nada.
Veja também: Zé Lucas tenta violentar Juma na tapera e Velho do Rio aparece para impedi-lo de loucura
Vale destacar que Pantanal, trama adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990.