Letícia (Larissa Nunes) passará por uma verdadeira situação constrangedora nos próximos capítulos de Além da Ilusão. Isso porque, durante uma entrevista de emprego, ela será vítima de racismo e, dessa forma, acabará perdendo a vaga para uma mulher branca, apesar de ter se saído muito bem, na trama inédita de Alessandra Poggi.
A participação da moça em uma seleção para dar aulas em um conceituado colégio virará pesadelo a partir do momento em que ela for avaliada por três examinadores. Na ocasião, ela realizará uma apresentação sobre o teatro no Brasil. “Uma dúvida. Por que a senhorita vinha sublinhando a importância do século 19 no teatro brasileiro?”, questionará um dos jurados.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
“Porque foi a partir da segunda metade do século 19 que o teatro brasileiro e seus dramaturgos passaram a dialogar, de verdade, com o público. O fato teatral precisa desse encontro com a plateia para acontecer”, justificará a jovem. “E a quem deveríamos esse ‘encontro’?”, insistirá o homem. “Deveríamos a três grandes comediógrafos: Martins Pena [1815-1848], França Junior [1838-1890] e Artur Azevedo [1855-1908]”, responderá ela.
Em seguida, um dos três avaliadores chegará a perguntar qual deles mais se destacou, e Leticia, então, soltará: “Creio que… Artur Azevedo. A meu ver, a maior figura do teatro brasileiro. Não digo o maior dramaturgo, mas aquele que, pelo conjunto da obra, feito de comédias, dramas, revistas, burletas, paródias e traduções, sem falar no seu importante trabalho como crítico e animador teatral, preencheu nosso palco, como ninguém”.
Veja também: Matias reconhece Davi em noivado da filha, avança em seu pescoço e faz ameaça: “vou te matar”
A resposta, no entanto, surpreenderá bastante o trio. “E, atualmente, destacaria alguém em especial?”, indagará o homem. “Bom… Apostaria o meu pescoço num jovem dramaturgo carioca que escreveu duas peças totalmente sintonizadas com a modernidade que se anuncia: A Mulher Sem Pecado e Vestido de Noiva: Nelson Rodrigues [1912-1980]”, disparará a filha de Onofre (Guilherme Silva), recebendo aplausos dos demais.
Ao final da avaliação, um dos jurados dirá que o resultado será divulgado em breve. Porém, nessa hora, a personagem de Larissa Nunes logo notará que uma moça branca estará abraçando eles. Ao chegar para buscá-la, Lorenzo (Guilherme Prates) vai querer saber como foi a apresentação dela, já que ouviu muitos aplausos. “Ai, Lorenzo! Acho que eu passei!”, falará a garota, esbanjando confiança e, ao mesmo tempo, não esquecendo a intimidade da concorrente para com o avaliador. As cenas estão previstas para irem ao ar no próximo dia 08.