Leônidas (Eriberto Leão) mergulhará totalmente de cabeça a fim de ajudar Heloísa (Paloma Duarte) e, assim, descobrir o paradeiro de sua filha perdida em Além da Ilusão. Prova disso é que ele será capaz de inventar a Matias (Antonio Calloni) uma nova técnica de tratamento para a sua esquizofrenia na tentativa de descobrir por quem Clarinha foi adotada na trama inédita de Alessandra Poggi.
Na ocasião, o ex-tecelão pedirá ao marido de Violeta (Malu Galli) que ele coloque no caderno tudo o que está sentindo. “Ela seria mais feliz se fosse racional e aceitasse que nunca vai ver a filha e pronto”, comentará o filho de Bartolomeu Lobato (Paulo Carvalho), se referindo a tia de Isadora (Larissa Manoela). “Esquece essa víbora, Leônidas. A Heloísa teve o castigo merecido. Se não fosse o demônio, eu até contava onde a menina que ninguém queria está. Mas não conto, a infeliz merece sofrer!”, rebaterá o ex-juiz.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
Em seguida, o personagem de Eriberto Leão, rapidamente, pegará na mesinha um caderno. “Como um grande juiz, o doutor sabe melhor do que eu sobre o poder das palavras. Escrever sobre sua raiva, sobre a menina que ninguém queria, pode amenizar as mágoas. Com a sua inteligência, sua vida vira uma obra-prima!”, dirá Leônidas, querendo a todo custo encontrar a menina.
Na sequência, Leônidas logo tratará de avisar a irmã de Violeta que entregou o caderno para o veterano escrever e, quem sabe, expor tudo o que aconteceu com a garota. “Pois eu dei uma boa olhada no que já escreveu. Matias só fala do mágico e da Elisa [Larissa Manoela]. Tem obsessão por essa história. Chega até a confundir o Rafael [Rafael Vitti] com o tal Davi, o maluco”, contará a personagem de Paloma Duarte, em cenas dos próximos capítulos.