O Canal Viva, ao que parece, pretende manter mesmo uma faixa de novelas mexicanas. Após Marimar, a emissora vai exibir A Usurpadora, protagonizada pela atriz venezuelana Gabriela Spanic, no papel das gêmeas Paulina e Paola Bracho. A trama irá ao ar no dia 27 de junho, à partir de 20h30.
A trama que conta a história de duas irmãs gêmeas criadas separadas, Paola e Paulina, interpretadas por Gabriela Spanic, filhas de Paula Martins (Nuria Bages), uma mãe a beira da pobreza que sem poder cuidar das duas filhas, acabou por abandonando sua filha Paola, a menina que foi criada por uma família fica. Paulina, no entanto. continuou com a mãe e conhece o lado difícil da vida, tendo que começar a trabalhar cedo para sobreviver.
Apesar das dificuldades, Paulina tem um caráter idôneo e se tornou uma bela mulher. Ela começa a namorar o jovem Osvaldo que é um homem ambicioso e sem escrúpulos. Além disso a mãe de Paulina adoece e fica quase a beira da morte. A vida de Paulina muda quando ela conhece, por acaso, sua irmã gêmea, Paola Bracho, uma mulher rica, fútil, e que só quer se divertir com homens milionários.
Paola, ao descobrir que Paulina é fisicamente igual a ela, oferece um acordo e sugere que a moça fique em sua casa durante o período de um ano se passando por ela. A ideia era se livrar da família que tanto detesta por esse período e viajar pelo mundo.
Quando Paulina rejeita a proposta ele arma um plano diabólico obrigando a menina assumir o acordo para não ir para a cadeia. Com isso Paulina, com medo do pior, concorda em passar um ano na mansão Bracho. E ai que a história realmente começa, será que a família vai notar a diferença mesmo que o físico seja igual, são duas personalidades diferentes!