Em Pantanal, Tenório (Murilo Benício) descobrirá que está levando chifres de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e a expulsará de casa. Sem rumo, a mulher começará a viver em uma chalana, motivo pelo qual seu nome passará a ser “Maria da Chalana”.
Depois de descobrir que estava sendo traído pela mulher, Tenório vai armar pra cima dela. A princípio, o fazendeiro resolverá buscar a amante em São Paulo para morar com ele na fazenda. Isso deixará Bruaca possessa e ela prometerá matar os dois quando chegarem de viagem. Acontece que Zuleica não aceitará se mudar para o Pantanal com Tenório e ele acabará voltando sozinho para casa.
Durante o período em que o marido estiver ausente, Maria Bruaca vai aproveitar para ir pra cima do peão Alcides. Quando Tenório chegar na fazenda, ele se dará conta de que a mulher estava na cama com o funcionário e a escorraçará de casa. Mais tarde, Bruaca surpreenderá o marido com uma arma em punho. Por sorte (ou não) ela errará o tiro e Tenório novamente a mandará embora.
Sem ter pra onde ir, Maria Bruaca vai buscar abrigo na chalana de Túlio, o condutor da embarcação. A essa altura, ninguém saberá o paradeiro da mãe de Guta (Julia Dalavia).
Enquanto isso, o tempo vai passando e Maria seguirá subindo e descendo o rio à bordo da chalana. Por esse motivo, todos começarão a chamá-la de “Maria da Chalana”, de acordo com a versão original da novela, a qual está sendo seguida à risca pela Globo.
Vale destacar que Pantanal, trama adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990.