Fazer parecido, mas deixar praticamente igual foi a filosofia adotada por um autor renomado. Walther Negrão teria mirado em Pantanal para fazer sua novela das seis exibida entre meados de 2010 e o início de 2011.
Veja também – Confira cinco novelas da Globo que foram tão ruins que ninguém se lembra
Acusações por todos os lados vieram sobre o conteúdo desta trama, que tem como título o nome de um rio. Também, estão presentes os mitos, lendas e parlendas das comunidades ribeirinhas.
Os personagens também vivem paralelamente entre o urbano e o rural. Ou seja: era bastante semelhante a novela originalmente feita pela TV Manchete por Benedito Ruy Barbosa, e que atualmente ganha espaço na Globo em formato de remake.
Batizada de Araguaia, o folhetim recebeu indicação para o prêmio de Melhor Novela de 2011, no Emmy Internacional. Isto acalmou os ânimos de uma novela que não saiu da mesmice e, mesmo não tendo sido um fiasco, também não fez sucesso.
Veja também – Saiba qual novela passou por um vexame tão grande que a Globo apagou as fitas do arquivo
Até porque, o público já conhecia basicamente aquilo que Araguaia tentava entregar. A familiaridade com Pantanal foi um assunto que ia e voltava várias vezes. A cada capítulo exibido, ficava mais nítida a semelhança.
Marcos Schechtman, que dirigiu Araguaia, rebateu as comparações: “São universos diferentes. O Pantanal tem um lado bucólico, uma ancestralidade e arquétipos totalmente rurais. A gente contrasta a natureza linda do Araguaia com a civilização”.
A melhor parte desta história da suposta inspiração foi quando Walther Negrão esteve sendo diretamente questionado pela imprensa sobre o assunto. Em um relato feito pela jornalista Maria Carolina Maia para a revista Veja, o autor teria respirado fundo antes de responder.
Veja também – Novela da Globo tentou unir dois grandes autores e criou intriga histórica
Deu um trago em um cigarro e limitou-se a dizer que nunca deu audiência à Pantanal: “Sou muito amigo do Benedito [Ruy Barbosa], mas não vi Pantanal”. Além do Emmy e da polêmica comparação com a trama de Benedito Ruy Barbosa, Araguaia ficou marcada por ser pioneira.
A novela foi a primeira exibida em HD. Antes do horário, já haviam títulos gravados com esta tecnologia, porém nunca transmitidos para o público. Araguaia também tornou-se conhecida por ter sido a primeira novela da carreira de Mariana Rios como atriz.