Após Filó (Dira Paes) ter feito fofoca à Guta (Julia Dalavia) sobre o fato de Jove (Jesuíta Barbosa) ter ido morar na tapera de Juma (Alanis Guillen), agora será a vez do protagonista revelar a Tadeu (José Loreto) acerca do segredo que o Velho do Rio (Osmar Prado) tanto esconde ao longo dos anos em Pantanal.
E nas cenas que vão ao ar nesta sexta-feira (13), o público verá o rapaz chamar o avô para uma conversa franca, em que nela perguntará ao guardião do bioma a respeito de sua história. Será, portanto, nessa hora que o pai de José Leôncio (Marcos Palmeira) afirmará que os dois são parentes de sangue.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Mais tarde, durante uma aula sobre como montar em cavalos com o meio-irmão, o personagem de Jesuíta Barbosa falará a respeito da existência do Velho do Rio, mas o peão logo o rebaterá ao dizer que não acredita nisso. “Eu também já duvidei muito do Velho”, devolverá o jovem. “O Trindade [Gabriel Sater] andou dizendo umas coisas…”, retrucará o filho de Filó, se referindo ao fato de o forasteiro ter comentado que a maior sucuri da região é o pai de Leôncio.
“Que o Velho é o nosso avô?”, indagará Jove, na sequência. “Ocê também acha?”, vai querer saber Tadeu. “Eu tenho certeza!”, responderá o neto de Mariana (Selma Egrei). “Mas, então, o Velho Joventino não tá morto?”, se surpreenderá o personagem de José Loreto. “Nem desaparecido. Ele se embrenhou por esse mato e viveu escondido todo esse tempo”, contará o filho de Madeleine (Karine Teles), chocando o meio-irmão.
Veja também: Juma abandona a tapera após a onça Marruá desaparecer e chora no tumulo de sua mãe: “Agora ela só osso”
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.