A manhã desta quinta-feira, 12 de maio, contou com a participação da atriz Cassia Kiss no programa Encontro com Fátima Bernardes. Ela repercutiu bastante ao se posicionar contra o aborto, procedimento feito por mulheres com interesse em interromper uma gravidez.
Veja também – Hoje destaque em novela das seis, atriz sofreu acidente que quase interrompeu sua carreira
Segundo a atriz, foram atuações em novelas que a fizeram repensar sobre o assunto. Kiss também relatou já ter passado por isto e que não quer que outras mulheres passem pelo o que ela passou.
“[O aborto foi algo que] mudou muito a minha vida. Hoje, eu sou uma madrinha que defende a vida, que protege a vida. Eu corro atrás das mulheres que querem fazer aborto para que elas não façam”, opinou.
Cassia Kiss também descreveu em que momento passou a pensar diferente: “Eu fui parar nesse lugar graças a esses dois projetos [Pantanal e Barriga de Aluguel (1990)] e à decisão de ter filhos. Eu tenho quatro filhos aqui na Terra, e dois estão lá em cima”.
Veja também – Ex-atriz da Globo desafiou Deus e virou capa de jornal após suposto castigo divino
O posicionamento da atriz vai contra uma forte corrente que acontece principalmente entre atrizes globais. A maior bandeira levantada pelas mulheres quando discursam à favor do aborto é a negligência. Isto porque, as mais afetadas são aquelas que se submetem a este procedimento de forma clandestina.
São contra o que pensa Cassia Kiss algumas globais como as que citaremos a seguir:
Taís Araújo
A protagonista da nova novela das sete Cara e Coragem, Taís Araújo acredita que a questão principal do aborto está nas desigualdades: “Aborto é um problema de saúde pública e educação. Não dá para ignorar que as pessoas o fazem […] O grande problema é que alguns fingem que ele não existe e colocam a religião na frente e, enquanto isso, mulheres estão morrendo”.
Veja também – Morte de ex-galã global encontrado em decomposição tem mistério revelado
Betty Faria
A veterana da teledramaturgia nacional, Betty Faria já pensa de forma mais específica e admitiu em outras ocasiões ter recorrido ao aborto. Ela problematiza qual deveria ser o enfoque desta discussão: “Uma mulher estuprada, uma mulher que teve uma noite ou um relacionamento que não lhe serviu, tem que carregar um filho nove meses e criar pro resto da vida aquilo?”.
Veja também – Autor famoso de novelas mexicanas é exposto por atriz e acusado de pedofilia; saiba quem!
Malu Mader
Mader tem uma opinião semelhante a de Taís, no que se refere a inserir a educação em meio a este debate. “[A mulher] devia ter sido atendida antes com quem está tão preocupado com a vida […] O governo ao invés de abandonar ali à sua sorte, devia prestar atenção, informar, dar camisinha”, criticou.
Veja também – Escanteada pela Globo há 15 anos, estrela de Explode Coração parou de assistir novelas
Bruna Linzmeyer
Atualmente no ar em Pantanal, Bruna Linzmeyer é integrante do movimento Meu Corpo, Minhas Regras e já apareceu em um vídeo polêmico com outros globais, levantando a bandeira a favor da autonomia feminina.
Veja também – Saiba qual ex-ator da Globo deixou carreira no auge para se dedicar a socorrer pessoas
Barbara Paz
Vilã de Além da Ilusão, Barbara Paz também participou do movimento Meu Corpo, Minhas Regras e costuma dar declarações públicas sobre o direito da mulher ser e fazer o que quer: “[…] a voz da mulher ganhou uma força muito grande nos últimos tempos. Estamos no meio do caminho, mas hoje ela pode [falar]. Está perdendo os pudores e os tabus que a sociedade impôs para a gente”.
Veja também – Hoje aos 44 anos, ator de Vamp virou morador de rua após diagnóstico de esquizofrenia
Julia Lemmertz
Integrante do elenco de Quanto Mais Vida, Melhor, Julia Lemmertz além de ter militado ao lado de Linzmeyer e Paz, também é mais uma que acredita no aborto como um recurso que deveria ser descriminalizado pelas leis. Depois do suposto boicote ocorrido à atores que participaram da campanha Meu Corpo, Minhas Regras, ela resolveu fazer silêncio e nunca mais comentou o assunto.
Veja também – Preocupado, vidente alerta sobre tragédia que deve acontecer com elenco de Pantanal
Deborah Secco
Apesar de também ser a favor, Deborah Secco entende o aborto como algo que deveria acontecer apenas em situações específicas: “Não sou a favor do aborto em todos os casos porque acredito que também temos que respeitar a vida. Mas sei que casos específicos devem ser avaliados porque são necessários”.
Veja também – Provas mostram que Globo montou arsenal para abafar escândalo de racismo em novela