Para não dar azar, o SBT decidiu rebatizar um título que foi fiasco quando teve exibição no Brasil em um passado recente. Na época em que a RedeTV! apostava em tramas mexicanas, a primeira temporada de Paixões Ardentes foi exibida e teve uma audiência baixíssima.
Veja também – O fim de uma grande carreira: Conheça a história da atriz que deixou as novelas após perder a voz
A continuação da novela, intitulada de Paixões Ardentes 2 (em livre tradução ao título original), teve seus direitos comprados pelo SBT. Acompanhávamos aqui a quizila do fracasso que o título teve e, provavelmente, os executivos da emissora de Silvio Santos se atentaram a este detalhe e rebatizaram a novela de Paixões de Gavilanes.
Este nome portunhol (mescla de português com espanhol) servirá para dar um ar de novidade à história e, ao mesmo tempo, evitar comparações com o fracasso da primeira temporada do folhetim. Veremos se isto funcionará na prática e aproveitaremos este clima de expectativa em torno da estreia para resgatar algumas polêmicas sobre a novela:
Atriz confessou não gostar do papel
A atriz Katherine Porto foi convidada para interpretar a vilã de Paixões de Gavilanes. Romana é uma mulher ambiciosa, manipuladora e cruel. Porém, é uma personagem tão traiçoeira que sua própria intérprete não gostou do que estava fazendo.
Veja também – Cinco casos de atores mexicanos que morreram de forma trágica
Durante entrevista, Porto confessou: “Me doeu ler aquelas cenas de abuso e fiquei triste. Mas o que me pareceu ainda mais triste foram as histórias que as mulheres que se identificavam com Romina me contavam porque tratavam seus filhos assim”.
Detonada pela crítica
Deve haver um jogo de cintura muito grande por parte do SBT para que Paixões de Gavilanes acabe caindo no gosto do público. Isto porque, há diversas críticas negativas quanto a novela, que está com todos os capítulos disponíveis na íntegra pela Netflix (para quem quiser ir comprovando tudo o que falaram de ruim). O jornal El Español comparou a novela com um “vaso chinês”: lindo por fora, mas que por dentro é mais do mesmo.
Veja também – Conheça cinco novelas mexicanas de sucesso que o SBT nunca quis exibir
Fiasco na Espanha
Atualmente em exibição na Espanha pela Telecinco, Paixões de Gavilanes não está engatando. Por lá, a novela tem derrubado os índices e tem feito a emissora perder para a sua principal concorrente, o canal Antena 3. De semana a semana, a audiência vem caindo por água abaixo, diferentemente do que aconteceu quando a primeira temporada da novela foi exibida no país e fez um sucesso estrondoso.
Atriz barrada por magreza
Originalmente vivida por Andrea Villarreal, a personagem Panchita apareceu na nova temporada de Paixões de Gavilanes sendo interpretada pela atriz Zarick Leon. Vale lembrar que é exatamente esta nova temporada que estará sendo exibida pelo SBT e a própria Zarick veio a público confirmar os boatos de que Villarreal não havia sido chamada de volta por dois motivos: primeiramente, por estar magra demais e, segundamente, por conta de suas tatuagens.
Veja também – Cinco apostas erradas que o SBT fez e que fracassaram
Casal gay
Com o SBT tendo o costume de apagar tudo relacionado a homossexualidade em suas novelas, provavelmente deve encontrar problemas em Paixões de Gavilanes. Há um casal gay na novela, vivido pelos personagens Albín e Andrés. Tem inclusive uma cena, prevista para o capítulo 37, em que eles são pegos no flagra aos amassos.