As movimentações para a escolha da substituta de O Clone no Vale a Pena Ver de Novo foram intensas dos últimos meses para cá. Porém, o Resumo das Novelas Online antecipou em 31 de março que A Favorita tinha desbancado Vale Tudo na fila para assumir a vaga.
Veja também – Saiba qual novela da Globo foi proibida na China, sob pena de corromper os valores do país
Internamente, não se compreendeu muito bem esta mudança. Vale Tudo serviria como uma homenagem justa a um autor que levou a teledramaturgia global a outro patamar. Também, seria uma reparação histórica a ele.
Gilberto Braga não teve a oportunidade de receber o pedido de desculpas da Globo desde o fiasco de Babilônia, superado recentemente pelo fracasso total de Um Lugar ao Sol. O dramaturgo foi massacrado pela crítica e pressionado pela própria emissora na época para que a situação da novela das nove fosse revertida, porém sem sucesso.
Veja também – Tragédia no meio das gravações impediu que ator continuasse a viver vilão em novela
Mesmo diante das fortes críticas, não houve qualquer forma de protegê-lo. Muito pelo contrário: depois de Babilônia, ele se viu entregue à geladeira da emissora e curtiu sua velhice longe dos holofotes, mesmo diante do interesse em retornar. O Alzheimer de Gilberto nunca o fez perder o fôlego e ele chegou a apresentar projetos.
Com o adeus precoce a este talento, Vale Tudo o homenagearia de forma honrosa. Entretanto, de acordo com informações do Notícias da TV, a Globo colocou uma pá de terra quando se deparou com alguns imbróglios resolvíveis relacionados ao título que foi sucesso no final dos anos 80.
Veja também – Ator perdeu contrato com a Globo após recusar teste do sofá: “Emissora mandada pelo toba”
O primeiro motivo foi a qualidade de imagem. Segundo a análise interna, não havia qualidade suficiente para que Vale Tudo fosse ao ar em um horário nobre da Globo, com uma grande concorrência e sob a missão de arrendar público para entregar à faixa das seis em alta.
Esta justificativa, entretanto, não fazia sentido porque o Canal Viva já reprisou a novela e em momento isso foi colocado como um problema. Outra razão forte seria o fato de Regina Duarte ter saído da Globo com a imagem arranhada.
Bolsonarista, ela deixou de lado toda a carreira na emissora para dar lugar à diversos posicionamentos políticos controversos. Isto, indiretamente, seria um desconforto que a Globo achou melhor evitar. Quando relançou a novela há pouco tempo no Globoplay, foi feita uma manobra para apagá-la mesmo ela sendo a protagonista.
Veja também – Deixou na mão! Confira cinco atores que simplesmente abandonaram as novelas
Para o caso da reprise no Vale a Pena Ver de Novo, se este procedimento para ofuscar Duarte fosse repetido, correria o risco dos mais conservadores boicotarem a novela. Em resumo, ainda segundo o Notícias da TV, estes fatores fazem com que Vale Tudo não seja reprisada nem hoje, nem nunca.