Como é do conhecimento de muitos, a Record é uma emissora majoritariamente controlada por um grupo religioso. Esse grupo costuma ditar o que acontece ou deixa de acontecer e, como era de se esperar, costuma se basear naquilo que a religião deles determina.
Veja também – Cinco galãs das novelas mexicanas que já passaram dos 60 anos e ainda estão belíssimos
As exceções estão em realities shows, com a apelação de diversos patrocinadores que mandam e desmandam nos programas para que dê audiência. Porém, em novelas e em demais atrações, a regra permanece e a predominância está nos ritos religiosos.
Com isto, não é raro encontrar atores que esperam sair da emissora para poder falar tudo o que podem. Aconteceu com diversos casos e os mais conhecidos foram os apresentadores Marcos Mion e Xuxa, que tinham de seguir a cartilha dos bispos ou eram mandados embora.
Basta fazer uma pesquisa rápida que encontraremos a palavra destes apresentadores e dos casos de outros artistas. Foi o que aconteceu também com o ator Ricardo Petraglia. Tempos depois de sua saída da Record e a participação em Os Dez Mandamentos, ele falou sobre um assunto que jamais poderia falar caso ainda estivesse lá.
Veja também – Desempregado, ator de Malhação passa por dificuldades e recorre a auxílio do governo para sobreviver
Petraglia declarou ser a favor da maconha, a qual ele faz uso medicinal: “Tive um problema no quadril, coloquei uma prótese coxofemural e isso desequilibrou a minha coluna vertebral. Para complicar, eu não posso tomar anti-inflamatórios e analgésicos”.
“Agora não vendo mais sabão, vendo maconha, sou um militante da legalização. Acredito que deve ser direito de todo mundo usar o que quiser desde que não afete a saúde e as vidas das outras pessoas”, disse o ator, se referindo aos merchandisings de marcas de sabão e de bancos que ele já chegou a fazer.
Veja também – Quatro novelas que viraram o jogo e conseguiram superar o fracasso
Longe da Record desde o fim de ODM, ele minou todas as chances de retornar à emissora com este posicionamento polêmico. A seu favor, está uma carreira consagrada com atuações de destaque em novelas globais como A Viagem (1994), Salsa e Merengue (1996), Por Amor (1997) e dentre outras.
O personagem mais lembrado de Ricardo Petraglia é o José Gomes, da temporada 2004 de Malhação. Ele não conseguiu novos trabalhos desde sua passagem na emissora dos bispos e, pelo jeito, tem se dedicado fortemente a profissão de vendedor da droga considerada ilícita.