Em Pantanal, exibida pela Globo no horário das 21h, Muda (Bella Campos) acertará um tiro no peito do Velho do Rio (Osmar Prado) por engano. Mas, a vida do homem acabará sendo salva graças a Trindade (Gabriel Sater), que fará uma cirurgia improvisada no meio da mata.
Durante o procedimento, ele verá a imagem de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) refletida nos olhos do Velho do Rio e chegará a conclusão que o homem, na verdade, é Joventino (Irandhir Santos), que desapareceu na primeira fase da novela da Globo sem deixar nenhuma pista.
A história a respeito de Trindade ter salvado a vida do Velho do Rio chegará aos ouvidos de Zé Leôncio. Mesmo sabendo dos rumores de que o forasteiro tem um pacto com o diabo, o fazendeiro contratará ele para ser um de seus peões e ainda pedirá ajuda para encontrar a entendide.
Veja também – Levi cria obsessão pela Muda, leva um tiro de rival e corpo é devorado por peixes carnívoros
Em uma das cenas, Zé Leôncio flagrará o Velho do Rio transformado em uma sucuri e não acreditará ao ver a cobra navegar por entre as planícies alagadas dentro de uma canoa. Ao longo dos capítulos da novela, Trindade participará das rodas de viola que ocorrem nas noites na fazenda.
Em um desses momentos especiais, ele dirá que contrato com o diabo concedeu poderes sobrenaturais. Isso porque ele terá uma nova visão e ficará novamente frente a frente com a forma humana do Velho do Rio. Nisso ele dirá que viu a figura de Zé Leôncio refletida nos olhos da entidade e concluirá que se trata de Joventino.