Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) não assume publicamente que Tadeu (José Loreto) é seu filho e insiste que o rapaz o chame por “padrinho” na frente das pessoas. No decorrer da novela, entretanto, o motivo pelo qual o fazendeiro tenta esconder o segredo será revelado.
Se Bruno Luperi, autor de Pantanal, seguir os acontecimentos da primeira versão do folhetim da TV Manchete, José Leôncio dirá para Filó que sabe que Tadeu não é seu filho. “Mas porque… você sabendo de tudo todos esses anos nunca me falou nada?”, pergunta ela. “No fundo eu queria mesmo que ele fosse meu filho”, responde Zé Leôncio.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
Nessa cena, Tadeu acaba ouvindo toda a conversa e fica devastado. Por conta disso, ele foge da fazenda para nunca mais voltar. Por outro lado, o personagem tem um encontro com o Velho do Rio e recebe vários conselhos da entidade para não ir embora.
Veja também: Levi cria obsessão pela Muda, leva um tiro de rival e corpo é devorado por peixes carnívoros
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.