Nitidamente, se percebe um enfraquecimento da TV aberta em comparação com as plataformas de vídeo. Nos últimos anos, o que vimos foi a Globo abandonar a tradicional periodicidade de lançamento de dramaturgia própria nas noites de terça e quinta-feira, dando lugar a títulos enlatados.
Veja também – Autor famoso de novelas mexicanas é exposto por atriz e acusado de pedofilia; saiba quem!
Também, o fim de Malhação e a possibilidade de encerramento da faixa das seis demonstram que os novos tempos são completamente diferentes. Inclusive, pode ser dado espaço a um mercado dominado pelo SBT até então.
Conforme citamos anteriormente, a Globo se animou com os resultados das novelas mexicanas em seu streaming. Agora, de acordo com o Notícias da TV, o que pode acontecer é a ida de títulos para a TV aberta. Como os direitos de filmes estão ficando cada vez mais caros, a solução seria colocar no ar alguns dramalhões consagrados.
Veja também – Cinco novelas mexicanas infantis que o SBT fez questão de estrear rapidamente no Brasil
Esta substituição deve ser testada com a ida das novelas mexicanas para a TV aberta aos sábados. Ainda não há confirmação oficial sobre o assunto, mas diante da intensidade de eventos registrados no ano passado, isto pode acontecer a qualquer momento e colocar em risco o império do SBT.
Também nos estudos, observou-se os momentos em que as novelas mexicanas fizeram sucesso na emissora de Silvio Santos e, mesmo depois do desgastante ciclo de reprises, ainda repetiram o bom desempenho na TV paga pelo Canal Viva. Com este potencial, as movimentações de bastidores apontam estas três candidatas fortes a começarem essa briga:
A Usurpadora
Mesmo reprisada infinitamente pelo SBT, A Usurpadora sempre demonstrou estar no auge da preferência do público. É considerada uma das melhores novelas da América Latina segundo os estudiosos em dramaturgia.
Veja também – Confira cinco galãs das novelas mexicanas que abandonaram a carreira e hoje curtem uma vida comum
Amar a Morte
Caso optasse por exibir uma novela inédita, Amar a Morte seria uma forte candidata a estrear este novo ciclo na Globo. Feita exclusivamente para o mercado hispânico fora do território mexicano, a novela tem alguns elementos de série. Os fãs do SBT se sentiriam familiarizados porque quem estrela este título é nada mais, nada menos do que Angelique Boyer.
Veja também – Confira os casos de novelas mexicanas que enfrentaram boatos de maldições nos bastidores
Marimar
De todas as mais prováveis, Marimar é a que tem maior chance. Foi esta novela que estreou a exibição de dramalhões mexicanos pela TV no Grupo Globo. Ocupando uma faixa nobre de exibição pelo Canal Viva, Marimar rende bons índices e pode muito bem repetir estes números na TV aberta.
Veja também – Cinco novelas mexicanas clássicas que iriam bombar caso fossem lançadas pelo Globoplay