Em Pantanal, Filó (Dira Paes) sempre foi apaixonada por Zé Leôncio (Marcos Palmeira), mas nunca foi levada a sério por ele. Inclusive, a mulher teve um filho com o caipira e, dessa relação, nasceu Tadeu – personagem de José Loreto.
Se o autor da novela, Bruno Luperi, seguir os textos da versão original de Pantanal, da TV Manchete, Filó conseguirá dá a volta por cima e se casará com José Leôncio nos últimos capítulos. Após tantos anos, a personagem realizará o sonho de oficializar sua relação com Zé Leôncio em uma grande festa na fazenda.
Veja também: Zé Leôncio recebe uma carta de Jove pela 1ª vez e chora com o que lê: “Eu esperei por isso”
A alegria de Filó, entretanto, durará pouco. O motivo? Zé Leôncio morrerá de infarto. No outro dia, a mulher ficará desesperada e cairá no choro ao vê-lo sem vida no sofá do casarão. O personagem de Marcos Palmeira, inclusive, terá um encontro espiritual com seu pai, o Velho do Rio.
Veja também: Resumo da novela Pantanal
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.