A novela Pantanal irá avançar 20 anos no tempo. Será nessa fase que Jove (Jesuíta Barbosa) descobrirá que o pai, José Leôncio (Marcos Palmeira), está vivo. A desconfiança dele começará com a morte do avô. Antes de falecer, Antero (Leopoldo Pacheco) dirá que estão escondendo a verdade sobre seu progenitor.
Desconfiado, Jove vai atrás da tia, Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado), mas ela desconversará. Já adulto, o rapaz encontrará as cartas de José Leôncio para a tia. Sem ter como fugir, a mulher contará tudo e dirá que o homem mora no Pantanal. Nisso, ele revelará que tem muita vontade de conhecê-lo.
Irma, então, irá convencê-lo a procurá-lo. “É um sentimento estranho, não sei como ele vai me receber. Como será que ele me receberia?”, dirá Jove. “É chegada a hora de você conhecê-lo de perto para acabar com essa farsa sem sentido”, dirá a mulher, que acabará convencendo o sobrinho a escrever uma carta pra o pai.
Veja também – Pacto sobrenatural: Filho de Almir Sater fala sobre experiência misteriosa em Pantanal
“E que ele não morra do coração”, dirá Irma. Ao começar a rabiscar o papel, Jove terá dificuldade. “Escreva ‘meu pai peão”’, sugerirá ela. Poucos dias depois, Zé Leôncio receberá a carta na fazenda e abrirá ela na frente de Filó (Dira Paes) e de Tadeu (José Loreto). Ele ficará em choque quando perceber o remetente.
“Não é possível… Meu Deus do céu, não tô acreditando”, dirá ele. Filó diz que é dele mesmo. “Meu pai peão…”, começará a ler ele. Jove ponderará na carta ao falar que gostaria de iniciar dizendo meu querido ou estimado pai, mas não tem intimidade para isso. Ele dirá que durante esses anos pensou que o pai estava morto.
José Leôncio se emociona com carta do filho
“Quero conhecê-lo meu pai peão pessoalmente”, terá escrito na carta. Ele falará ainda que precisa da permissão do pai para ir encontrá-lo quando e onde quiser. Jove avisará que gostaria de que fosse na fazenda, onde ele sabe que nasceu. Ele ainda fará questão de deixar claro que José Leôncio pode negar o encontro.
Quando acaba de ler, o fazendeiro cai no choro. “Aceite um abraço de seu filho Joventino… Meu Deus do céu, quantos anos eu esperei por isso”, dirá ele. Tadeu, por sua vez, não disfarça os ciúmes: “Cê viu como ele ficou, mãe”. “Não fica assim, um dia isso tinha que acontecer”, dirá Filó.
Momentos depois, Jove receberá um telegrama do pai e entregará para a tia ler. “Venha, filho, te espero. Teu pai peão”. O rapaz, então, abraçará a tia completamente, tomado pela emoção. Vale lembrar que a novela trata-se de um remake e a história original foi exibida pela TV Manchete no ano de 1990.