Marcela (Drica Moraes) não conseguirá almejar aquilo que deseja tanto na reprise de O Cravo e a Rosa: ficar com a herança de Joaquim (Carlos Vereza). Isso porque, após se separar de Batista (Luís Melo), a vilã descobrirá que seu pai não deixou nada para ela em seu testamento antes de morrer e, com isso, se aliará a Heitor (Rodrigo Faro) para traçar um plano a fim de aplicar golpes em várias pessoas na reta final da trama de Walcyr Carrasco.
Depois de se casar com o pai de Catarina (Adriana Esteves) e, assim, obrigá-lo a enxotar Joana (Tássia Camargo) e seus dois filhos com ela, Jorginho (João Cappelli) e Fátima (Thaís Müller), para que ele se eleja prefeito da cidade, a irmã de Januário (Taumaturgo Ferreira) acabará quebrando a cara, quando o marido decidir se divorciar da megera e voltar correndo para os braços da lavadeira, que, a essa altura, já terá descoberto toda a verdade sobre quem é o amado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
Sem outra alternativa, a personagem de Drica Moraes recorrerá ao dinheiro de Joaquim, que, por sinal, ficará todo com a porca criada por Januário, fato este que surpreenderá a víbora. Na pobreza e vendo sua vida desmoronar, após a morte do pai, a antagonista, então, resolverá se juntar ao filho de Josefa (Eva Todor) a fim de enganar pessoas de bem que moram em São Paulo.
Surpreendendo todo mundo, a Globo escalou uma edição especial da novela O Cravo e a Rosa para a sua faixa vespertina. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama foi um dos grandes sucessos da carreira do autor na Globo, bem como uma das novelas das 18h mais assistidas do século.