Nos próximos capítulos da novela Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) vai matar o assassino de Maria Murrá (Juliana Paes). A mãe de Juma (Alanis Guillen) vai morrer após lutar contra Lúcio (Eron Cordeiro), o jagunço aliado de Maria Rute/Muda (Bella Campos).
Tudo começa quando Muda chega à região pantaneira, acompanhada de Lúcio, disposta a vingar a morte do pai, assassinado por Gil no início da novela. A jovem aparecerá na tapera de Maria Marruá e acabará sendo ameaçada pela “mulher onça”. No entanto, Juma conseguirá convencer a mãe a não atirar na forasteira. Sem saber o que dizer, Maria Rute se fingirá de muda. A partir de então a nova personagem conseguirá obter a confiança das duas e passará a conviver com elas.
Vale destacar que a nova moradora do Pantanal começará a criar um vínculo com Maria e Juma e pensará, inclusive, em desistir da vingança. Contudo, Lúcio resolverá fazer o serviço por conta própria e surpreenderá Maria Marruá na beira de um rio. Na ocasião, o jagunço vai aparecer apontando a arma para a mulher. “Eu vim a mando da família do homem que teu marido matou lá no Sarandi. Tá lembrada, Maria Marruá?”, se apresentará o bandido.
Nesse momento, Maria não contará história e partirá pra cima do jagunço. Ela lutará como uma onça pela sua sobrevivência, mas acabará sucumbindo. Lúcio se voltará contra ela e disparará. Maria será atingida por um tiro fatal e acabará morrendo.
Acontece, no entanto, que o jagunço não vai sair vivo dessa, pois o Velho do Rio resolverá acabar com ele com as próprias mãos. A entidade matará o assassino e vingará a morte de Maria Marruá.
Vale destacar que Pantanal é uma obra de Benedito Ruy Barbosa, exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Em 2022, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.