Se existir uma lista em que estão descritos quais são os maiores nomes da dramaturgia brasileira, muito provavelmente Joana Fomm tem vaga garantida. Veterana de um enorme talento e grande conhecimento popular, a atriz dos últimos anos pra cá sumiu das novelas.
Veja também – Morte de ex-galã global encontrado em decomposição tem mistério revelado
A última vez que ela esteve participando de trabalhos, foram atuações pontuais e nada parecidas com o que ela fazia há alguns anos. Atualmente ela pode ser vista na TV por conta da reprise de O Clone, onde ela fez a Drª. Cecília Meirelles.
Também, o Globoplay trouxe de volta a nostalgia de uma novela de sucesso da carreira dela. Tieta (1989) teve sua ilustre participação como a Perpétua, uma beata com traços caricatos e que protestava em nome da “moral e dos bons costumes”.
Veja também – Autor famoso de novelas mexicanas é exposto por atriz e acusado de pedofilia; saiba quem!
Na bagagem de Joana Fomm, também estão outros grandes sucessos da televisão brasileira. Não só na Globo, mas também no SBT e na Record. A última emissora citada anteriormente, por sinal, foi onde ela começou sua carreira na TV e teve a honra de voltar em Apocalipse (2017).
Os problemas de saúde da atriz afetaram a normalidade do seu dia a dia, mas jamais apagaram o seu brilho. Tanto é que, durante uma entrevista, ela revelou fazer tratamento para depressão pós-parto, ansiedade e síndrome do pânico desenvolvidas. Isto, somando-se a disautonomia, doença neurológica que afeta o sistema nervoso da atriz.
Veja também – Saiba qual ex-ator da Globo deixou carreira no auge para se dedicar a socorrer pessoas
Recentemente, Fomm relatou problemas financeiros. Hoje em dia aos 82 anos, ela chegou a pedir convites para trabalhos numa rede social e, ao ser questionada pelo jornal Extra sobre o seu sumiço da telinhas, confessou: “A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”.