O ano era 2009 e a novela um fruto de uma conhecida parceria da teledramaturgia brasileira: Thelma Guedes e Duca Rachid. As autoras haviam acabado de terminar o remake de O Profeta quando surgiu a oportunidade de reassumir a faixa das seis.
Veja também – Morte de ex-galã global encontrado em decomposição tem mistério revelado
Elas toparam e, junto a missão, veio a parceria com João Emanuel Carneiro. O autor participou da supervisão de texto da dupla para idealizar Cama de Gato, que inicialmente se chamava Pelo Avesso.
Com a falta de abertura para o uso do título original devido os direitos estarem sob posse de uma marca, criou-se a Cama de Gato. A novela contou com nomes de peso no elenco: Heloísa Périssé, Taís Helena Amâncio, Marcos Palmeira, Gustavo Brandão, Camila Pitanga e dentre outros.
Também a estes nomes, inclui-se uma figura tida na época da novela como uma promessa. Estamos nos referindo a Guta Gonçalves, indicada ao prêmio de Melhor Atriz Revelação da Televisão em 2009.
Veja também – Bebel em A Grande Família, atriz foi do luxo ao fundo do poço após vício em álcool e drogas
A atriz atuava em Cama de Gato vivendo a personagem Débora, uma adolescente rebelde que descobria a gravidez. Nos bastidores, ela vinha demonstrando uma rebeldia semelhante a personagem em que ela interpretava.
Além de atrasar nas gravações, há relatos de que Guta teria determinado a seus chefes um cronograma especial de gravações para ela. Com as supostas crises de estrelismo, uma solução foi encontrada para acabar com os problemas.
De acordo com matéria do jornal carioca Extra na época do ocorrido, as autoras receberam a ordem de matá-la na novela. Questionada sobre a repercussão negativa do caso, Duca Rachid desconversou: “Acho que essa reação dos telespectadores é sinal do sucesso da novela. Demonstra o envolvimento do público com a personagem e com a história, o que é muito positivo. Claro que a gente entende que os telespectadores fiquem tristes”.
Veja também – Premunição ou agouro? Atriz de Marimar previu a própria morte em cena da novela
Já Thelma Guedes disse que isso havia sido planejado desde sempre. Depois do ocorrido, Guta Gonçalves nunca mais participou de nenhum outro trabalho para a Globo. Não há informações sobre o que ela faz hoje em dia.