Em Um Lugar ao Sol, Rebeca (Andréa Beltrão) passou boa parte da trama renegando o avanço da idade e fazia de tudo para se sentir jovem. Em muitas ocasiões, ela arrumou brigas por conta disso.
Mas, o fim da trama mostrará uma nova Rebeca. A filha de Santiago (José de Abreu) se entregará a idade e aceitará seus cabelos brancos, assim como suas rugas e tudo que a idade lhe trouxe. Será no aniversário de 10 aos da produtora de Ilana (Mariana Lima), que a irmã de Bárbara (Alinne Moraes) se assumirá.
Ela aproveitá a presença da imprensa para fazer uma declaração arrebatadora. “Envelhecer é uma carta branca que é dada ao homem, não à mulher, mas, no fim das contas, se manter jovem, a gente sabe, não tem a ver com idade, tem a ver com abrir a cabeça. Com não parar no tempo. Com questionar todo tipo de preconceito, inclusive o etarismo”.
Veja também – Bárbara chega ao fundo do poço, fica sem Christian e se vê sem ninguém: “eu morri no final”
Em seguida, ela ainda criticará a estética sofrida por milhares de mulheres: “Será que o único poder da mulher é realmente a juventude, a beleza? Será que, depois disso, não sobra nada? Ou será que, disfarçado de preocupação com autocuidado, saúde, não existe um discurso construído pra que a mulher, mais uma vez, se submeta a esse rolo compressor, a essa campanha permanente para controlar, manter a mulher afastada de todos os espaços?”.
Após o discurso, ela irá até o banheiro para tirar a maquiagem. E então, se deixará ser fotografada aos 50 anos com todas suas imperfeições. Ela ainda exigirá que a foto não seja editada. “Autoestima? Coragem? Vontade de lançar um manifesto? Sei lá, eu tô improvisando… Pelo direito de envelhecer, que tal?”, sentenciará ela.