Confira o resumo da novela Pantanal (de 07/10 a 08/10/2022) e fique por dentro dos próximos capítulos da nova novela das 21h da TV Globo, substituta de Um Lugar ao Sol. A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.
RESUMO DA NOVELA PANTANAL
Capítulo 163, segunda, 03 de outubro
Tenório não deixa Marcelo buscar Maria Bruaca para conhecer o neto, afirmando que a ex-mulher não entra mais em sua fazenda. José Leôncio declara seu amor a Filó. Filó se preocupa com a decisão de José Leôncio de participar de uma comitiva com os três filhos.
Alcides e Zaquieu estão de tocaia, na fazenda de Tenório, esperando o grileiro para atacá-lo. Maria Bruaca comenta com Muda sobre seu receio de que Alcides possa ter ido atrás de Tenório.
Capítulo 164, terça, 04 de outubro
Tadeu avisa a José Leôncio que Alcides e Zaquieu não voltaram da lida. José Leôncio revela a Filó que sempre soube que Tadeu não era seu filho. Zaquieu salva Alcides, no momento que Tenório mira a arma para o peão. Alcides acerta Tenório com a zagaia, depois que Zaquieu leva um tiro no peito dado pelo grileiro.
Ferido pela zagaia de Alcides, Tenório leva um bote de uma sucuri, que o arrasta rio adentro. Alcides leva Zaquieu ferido para a fazenda. José Lucas avisa que Zaquieu está fora de perigo. Muda sugere que foi o Velho do Rio quem matou Tenório.
Veja também os resumos de:
Capítulo 165, quarta, 05 de outubro
Zaquieu convence Alcides a ficar com Maria Bruaca. Alcides confessa a José Leôncio que foi ele quem matou Tenório. Maria Bruaca deixa a cargo de José Leôncio contar para a Guta a história que ele achar mais verdadeira sobre a morte do ex-marido. José Leôncio aconselha Alcides a ir embora e recomeçar a vida. Maria Bruaca e Alcides decidem ir embora sem se despedir de ninguém. Renato promete matar o peão que atirou em seu pai. Muda faz as pazes com Tibério. Marcelo conversa com Guta sobre a morte de Tenório, que considera mal contada. José Leôncio está pensando em sua vida, quando se assusta com a presença de José Lucas.
Jove diz a Zaquieu que é difícil acreditar que ele tenha matado Tenório. Marcelo e Renato brigam. Ari conta aos filhos de José Leôncio que o médico está atrás do fazendeiro para fazer exames. Juma descobre que Muda está grávida. José Leôncio pede a Tadeu que limpe a sela de prata para entregar ao seu dono. Zaquieu fica arrasado ao saber por Tibério que não acompanhará a comitiva. José Leôncio parte com a comitiva montado no cavalo com a sela que era do pai.
Capítulo 166, quinta, 06 de outubro
Renato ameaça Zaquieu com uma arma, mas é rendido por Juma. Eugênio avisa a Irma que está confiando sua chalana para José Leôncio. José Leôncio avisa aos filhos que eles vão disputar a sela do avô em uma raia. Zaquieu conta a Zuleica e filhos sobre os crimes que Tenório cometeu. José Leôncio fica surpreso ao ver Tadeu parado, enquanto os outros dois filhos estão a galope pela disputa da sela do avô.
Renato não se intimida e diz que vai acusar Zé Leôncio de ser o mandante da morte de seu pai. Marcelo chega a tempo de impedir o irmão, diz que esteve na delegacia em Campo Grande e conta a ele quem foi seu pai e todos os crimes que cometeu. Chocada com os últimos acontecimentos, Mariana diz que pretende voltar a viver no Rio de Janeiro assim que os apartamentos fiquem prontos. Zé Leôncio volta para casa realizado ao lado de seus três filhos. Ele toca o berrante para avisar Filó que está chegando e fica surpreso ao ouvir o som do berrante de seu pai. A “muda” conta para Tibério que espera um filho dele e deixa o peão emocionado. Zé Leôncio diz para Filó que agora tem certeza que o velho do rio é seu pai.
Zefa segue o conselho de Irma e faz chantagem para tentar convencer Tadeu a se casar com ela. Irma, Zé Lucas e Zé Leôncio vão até Campo Grande para comprar as alianças e os vestidos de noiva. Filó ainda não acredita que está prestes a realizar o grande sonho da sua vida. Zé Lucas diz apara o irmão, Joventino, que o projeto da chalana –escola é o primeiro passo para sua carreira política. Irma entrega a Zefa seu vestido de noiva, mas ela não acredita que Tadeu mude de idéia. Enquanto isso, Joventino e Zé Lucas tentam convencer o irmão a se casar mas ele continua irredutível. Zé Leôncio não consegue esquecer o toque do berrante e não se conforma por não conseguir ver o velho do rio. Tadeu, Joventino e Zé Lucas vão até a fazenda vizinha para devolver a arma.
Tadeu entrega a arma para Renato e os três irmãos dizem que querem viver em paz. Marcelo pede desculpas em nome do irmão. Guta, Zuleica e os filhos ficam perplexos quando Joventino conta que Tenório foi morto pelo homem que ele capou. Tadeu ouve uma conversa entre Filó e Zé Leôncio e descobre que não é seu filho. Revoltado por ter sido enganado ele arruma suas coisas e vai embora da fazenda. Filó estranha a demora do filho e Irma afirma que está acontecendo algo muito sério com ele. Zé Lucas conversa com os peões e volta dizendo que Tadeu foi embora. Filó entra em desespero e Zefa não se conforma de ter sido abandonada. Tadeu, pela primeira vez, encontra o velho do rio.
Capítulo 167, sexta, 07 de outubro
Depois da conversa com o velho do rio, Tadeu volta para casa e se emociona ao abraçar Zé Leôncio. Ele conta como foi seu encontro com o velho do rio e que ele disse que ele é filho do coração. Os dois se abraçam e Filó chora ao ver os dois juntos como pai e filho. Irma e Zé Lucas arrumam a chalana para inaugurar a escola flutuante. Juma batiza o barco escola de “Comitiva Esperança”. Zuleica está decidida a transformar a fazenda em uma propriedade produtiva e ajuda os filhos na lida com o gado. Tadeu e Zefa vão até a fazenda vizinha e convidam a família para o casamento de Filó e Zé Leôncio. Na volta, eles flagram Filó e Zé Leôncio namorando no rio. Tibério conta para Maria Ruth que Zé Leôncio cedeu as terras que eram da Juma para que iniciem uma criação de gado. Os convidados começam a chegar para a festa. Tibério, Zé Lucas e Joventino ameaçam levar Tadeu “no laço” até o altar. Enquanto isso, as mulheres ajudam Zefa a se vestir de noiva.
Zuleica convida Zé Leôncio e Filó para serem os padrinhos de seu neto e pede ao padre que case Guta e Marcelo. Começa a cerimônia e Tadeu é carregado até o altar. Ao ver Zefa vestida de noiva e receber a notícia que vai ser pai, ele decide se casar. Um dia depois da festa, Zé Leôncio acorda com uma forte dor no peito e, entre uma crise e outra, ele finalmente consegue ver a figura do pai na foto que seu filho fez. Filó se desespera ao encontrar o marido morto e a emoção toma conta de seus filhos. A morte permite que finalmente Zé Leôncio fique frente a frente com seu pai, e o velho do rio diz que de agora em diante ele deve cuidar de seus filhos e netos como ele fez durante todos esses anos. Alguns anos depois… O velho do rio passeia de mãos dadas com seus netos e Filó não se conforma de não conseguir vê-lo. FIM.
Capítulo 168, sábado, 08 de outubro
Reexibição do último capítulo.
*O resumo da novela Pantanal é disponibilizado pela TV Globo e pode sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.
CAPÍTULOS ANTERIORES
Capítulo 157, segunda, 26 de setembro
José Leôncio avisa a Tibério e aos peões que sairá com a próxima comitiva. Filó comenta com Tadeu e Zaquieu que José Leôncio pode acabar morrendo ao querer provar que está bem. José Lucas avisa a José Leôncio que assumirá o filho de Irma, e fica aliviado quando o pai consente em colocar o seu sobrenome na criança. Guta diz à mãe que não confia em Alcides.
Maria Bruaca avisa a Guta que irá para o Sarandi antes de o neto nascer. Tibério e Muda se desentendem por causa da vingança contra Tenório. Tenório rende Maria Bruaca e Alcides, e tortura o peão.
Capítulo 158, terça, 27 de setembro
Alcides diz a Maria Bruaca que Tenório o marcou para sempre. Alcides e Maria Bruaca inventam que foram atacados por uma onça, para justificar seu desaparecimento. Zaquieu questiona Alcides e Maria Bruaca sobre o que aconteceu com eles. Zaquieu estranha a falta de reação de Alcides. Muda fica surpresa com a reação de Tibério diante da possibilidade de separação do casal. Filó insiste para que José Leôncio faça exames de saúde. José Leôncio promete consultar o médico, caso Filó o acompanhe. Alcides está deprimido.
Tadeu se sente preterido por José Leôncio, e reclama com Zefa. Filó diz a Jove que só entra no avião se Tadeu pilotar o veículo. Filó fica triste ao ouvir José Leôncio chamar Tadeu de ignorante. José Leôncio se nega a viajar com Tadeu.
Capítulo 159, quarta, 28 de setembro
Guta entra em trabalho de parto. Alcides afirma para Tibério que pretende matar Tenório. Alcides diz a Tibério que se tornará um matador. Renato se impressiona com a emoção de Tenório ao saber que o neto nasceu. José Lucas pede Irma em casamento. José Leôncio sente cansaço e resolve viajar para São Paulo com Jove, a fim de fazer exames. Alcides diz a Maria Bruaca que não tem nada mais a oferecer em troca do amor que ela sente por ele. Alcides pede a Zaquieu que consiga a zagaia de José Leôncio. Maria Bruaca confidencia a Filó a profunda tristeza que sente.
Capítulo 160, quinta, 29 de setembro
José Lucas garante a Tadeu que a sela de Joventino é dele, e aconselha o irmão a usá-la. Mariana comenta com Irma que José Lucas é muito honesto e íntegro para ser político. Muda sente o desprezo de Tibério por ela. Zefa flagra Zaquieu no quarto de José Leôncio procurando a zagaia.
Capítulo 161, sexta, 30 de setembro
Filó comemora ao saber por Ari que o resultado dos exames de José Leôncio foi ótimo. Maria Bruaca aconselha Muda a voltar para Tibério e esquecer a vingança, garantindo à moça que Alcides vai matar Tenório. Filó fica intrigada quando Ari lhe comunica que José Leôncio a colocou como sócia da empresa. José Lucas avisa que Jove e José Leôncio pegaram mau tempo pelo caminho.
Alcides desabafa com Zaquieu, que o aconselha a procurar ajuda. Todos estão apreensivos à espera de José Leôncio e Jove. José Leôncio elogia o desempenho de Jove e o responsabiliza pelos dois chegarem a salvo à fazenda. José Leôncio afirma a si mesmo que não fará a cirurgia que o médico indicou. Muda promete dizer a Zaquieu onde está a zagaia se o peão garantir que a arma será usada para matar Tenório.
Capítulo 162, sábado, 01 de outubro
Ari avisa a José Leôncio que o médico está cobrando os exames que o fazendeiro não fez. Prometendo guardar segredo, Juma conta a Filó que o Velho do Rio afirmou que Tadeu não é seu neto biológico. José Leôncio repreende Tadeu por ter usado a sela do avô Joventino. Alcides insiste na ideia de que não pode mais ficar junto a Maria Bruaca. Tadeu avisa ao pai que só casa com Zefa se José Leôncio se casar com Filó. Alcides se surpreende com a decisão de Zaquieu de ajudá-lo a matar Tenório. José Leôncio cavalga com Jove atrás de um gado, realizando o sonho que tinha quando o filho nasceu. Maria Bruaca fica comovida ao saber por Marcelo que o neto nasceu. Tenório não gosta de saber que Maria Bruaca ainda está na fazenda de José Leôncio.
SINOPSE
A novela conta a trajetória do peão Joventino e José Leôncio, seu filho de dez anos. Os dois se estabelecem na região do Pantanal do Mato Grosso, com Joventino se tornando um importante fazendeiro, detentor de um grande rebanho de gados. Já adulto, Zé Leôncio (Renato Góes) realiza uma viagem em comitiva com outros peões, mas quando retorna descobre que Joventino havia desaparecido no Pantanal, após sair sozinho para caçar bois selvagens. Apesar dos esforços para encontrar seu genitor, o rapaz não tem sucesso. Ele então decide fazer a promessa de traria um boi no laço todos os dias para a fazenda, só para ter a esperança de encontrar o pai. Dessa forma, Leôncio se torna um dos principais criadores de gado da região.
Após alguns anos, Zé Leôncio viaja ao Rio de Janeiro para cobrar uma dívida. No local, ele conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer), por quem se apaixona, e a leva para morar com ele no Pantanal. Porém, a jovem é acostumada com a vida urbana e não se adapta à realidade rural. Ela engravida e dá à luz a Joventino Neto, nome em homenagem ao avô por parte de pai. Dois anos depois, Madaleine decide fugir com o filho para o Rio de Janeiro, enquanto o marido está em uma viagem de trabalho. Ao descobrir, Leôncio vai atrás da mulher, mas é convencido por ela a não levar a criança. Em seguida, o fazendeiro retorna ao Pantanal e passa a viver com Filó (Dira Paes), sua empregada, que já tinha um filho, Tadeu. Zé reconhece Tadeu como seu afilhado, considerando ele como seu filho.
Já adulto, Jove (Jesuíta Barbosa) retorna para o Pantanal para conhecer o pai, mas os dois não conseguem se entender, tendo em vista que o pai o considera afeminado. Revoltado, o jovem decide voltar para o Rio de Janeiro. Contudo, durante sua passagem pela fazenda, ele acaba se apaixonando por Juma Marruá (Alanis Guillen), uma moça criada como selvagem pela mãe, Maria Marruá (Juliana Paes). Assim como a mãe, ela costuma se transformar em onça quando ameaçada. O filho de Leôncio decide levar Juma junto com ele para a cidade. Ela, porém, não se adapta à nova realidade e eles retornam ao Pantanal. Joventino Neto agora está disposto a se adaptar ao estilo de vida rural. O rapaz passa a se entender com o pai e com Juma e vai surpreender a todos ao se tornar um grande peão pantaneiro.
Vale destacar que a novela Pantanal é repleta de histórias místicas. Além de Juma, que se transforma em onça, existe também o Velho do Rio. Essa figura enigmática é um curandeiro idoso tido como protetor, pai de todas as sucuris. Comenta-se que ele se transforma em uma sucuri gigante. O povo da região comenta, ainda, que ele é Joventino, o pai desaparecido de Zé Leôncio.
ELENCO E PERSONAGENS
Marcos Palmeira como José Leôncio
Filho de Joventino, José Leôncio segue os caminhos do pai e se torna um grande fazendeiro da região do Pantanal de Mato Grosso. É esforçado e se dedica ao máximo aos negócios. Porém passa a ter uma vida amargurada após o Joventino durante uma caçada na floresta. É pai de Pai de Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
Jesuíta Barbosa como Joventino Neto
Filho de José Leôncio e Madaleine (Karine Teles), Joventino Neto é um rapaz totalmente diferente de seu pai. Apesar de ter nascido no Pantanal, o jovem cresceu na cidade grande juntamente com sua mãe. Ele conhece Juma Marruá (Alanis Guillen) e vive um grande amor com ela.
Alanis Guillen como Juma Marruá
Juma Marruá é uma mulher selvagem que costuma se transformar em onça quando ameaçada. Filha Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), ela é criada como uma selvagem pela mãe após o assassinato de seu pai. Conhece Jove e se casa com ele.
Juliana Paes como Maria Marruá
Mulher sofrida que viu seus três filhos homens serem assassinados. Após fugir para o Pantanal, acaba engravidando de Juma Marruá. É mulher de Gil, que também acaba sendo perdendo a vida por causa de briga por terras.
Osmar Prado como Joventino (Velho do Rio)
Figura mística da novela, o Velho do Rio é o espírito de Joventino, pai de José Leôncio. Uma espécie de guardião do Pantanal. Apresenta-se vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri, a maior de todas que já se viram pela região.
Outros nomes:
Dira Paes – Filó
Irandhir Santos – José Lucas Leôncio / José Lucas de Nada / Joventino Leôncio (jovem);
Karine Teles – Madeleine Braga Novaes;
Caco Ciocler – Gustavo Sousa Aranha;
Camila Morgado – Irma Braga Novaes;
José Loreto – Tadeu Aparecido Leôncio;
Paula Barbosa – Josefa Sá (Zefa);
Murilo Benício – Tenório Nogueira;
Isabel Teixeira – Maria Nogueira (Maria Bruaca);
Julia Dalavia – Maria Augusta Nogueira (Guta);
Lucas Leto – Marcelo Nogueira;
Aline Borges – Zuleica;
Juliano Cazarré – Alcides;
Gabriel Santana – Renato Nogueira (Reno);
Cauê Campos – Roberto Nogueira (Beto);
Gabriel Sater – Xeréu Trindade;
Leandro Lima – Levi;
Silvero Pereira – Zaquieu;
Selma Egrei – Mariana Braga Novaes;
Guito – Tibério;
Almir Sater – Eugênio Chalaneiro;
Erom Cordeiro – Lúcio;
Bella Campos – Maria Rute (Muda);
E outros.
O AUTOR
Bruno Luperi, 32, é autor de telenovelas brasileiro, neto de Benedito Ruy Barbosa e filho da roteirista Edmara Barbosa. Ele foi um dos autores da novela “Velho Chico”, exibida na TV Globo em 2016. Bruno é o responsável pelo remake de Pantanal, obra criada por seu avô em 1990, na Manchete.
Em suas redes sociais, ele explicou que não pretendia mudar tanto assim a história original, mas que faria algumas adaptações. “Muita gente perguntou sobre as mudanças que farei na adaptação de ‘Pantanal’. Embora se trate de um remake, serei fiel a versão original. Não à toa, o meu processo começa na leitura minuciosa e análise de cada um dos 209 capítulos escritos pelo Benedito. É natural que algumas situações, hoje, estejam fora de contexto, mas a estrutura dramática é atemporal. Por isso, depois de todos esses anos, o Pantanal segue vivo no imaginário de todos nós”, escreveu o autor.
TRILHA SONORA DE PANTANAL
TEMA DE ABERTURA
Música: “Pantanal”
Artista: Maria Betânia
FICHA TÉCNICA
TÍTULO | PANTANAL |
---|---|
GÊNERO | DRAMA, ROMANCE E REALISMO FANTÁSTICO |
EMISSORA | TV GLOBO |
AUTOR | BENEDITO RUY BARBOSA, ADAPTADA POR BRUNO LUPERI |
DIREÇÃO ARTÍSTICA | ROGÉRIO GOMES |
DIREÇÃO GERAL | WALTER CARVALHO, DAVI ALVES, BETA RICHARD E NOA BRESSANE |
ESTREIA | 28 DE MARÇO DE 2022 |
HORÁRIO | 21H30 |
Nº DE CAPÍTULOS | POR VOLTA DE 150 CAPÍTULOS |
TEMA DE ABERTURA | "PANTANAL", POR MARIA BETÂNIA |
META DE AUDIÊNCIA | 30 PONTOS |
Boa noite🌙
A novela Pantanal deixou muito a desejar.
O nome da novela é Pantanal,o autor não mostrou uma galinha ,a novela toda não mostrou um passarinho de milhares que tem no Pantanal.
A novela ficou fechada em uma cozinha e um local onde os peões ficavam,sendo que tinha tantas coisas lindas para mostrar. DECEPCIONANTE.
se comtinuou com a mãe de joventino neto desaparecida como a historia original. tudo tem que continuar igual.
Lamentável a cena de hoje de violência em que o Tenório castra o Alcides lamentável e também se for passar mesmo a cena da morte do Zé Leoncio, po caramba muda a cena diretor por favor
Poxa! Por que vcs passaram isso esta parte da cena da castração do Alcides po que isso caramba, passar isso no ar não pode violência não pode deveriam mudar como também mudar a cena da morte do Zé Leoncio é uma vergonha que foi hoje ter passado toda a cena de violência do Tenório castrando o Alcides lamentável a cena de hoje.
Eu também acho que o José Leoncio não deveria morrer deveriam mudar mesmo e eu não concordo do Tenório castrar o peão Alcides, não deveria passar isso é uma vergonha eles passarem isso no ar.
URGENTE:
Caspita,
oh diretor, o José Leôncio não poderua morrer, caramba, muda essa história Diretor, escritor, (pessoa responsável), como também o Alcides, não deveria sofrer a nenhuma consequência com o “diabo” do Tenório! Esse louco,Tenório, é quem deveria ser estuprado, sofrer muitas outras consequências, pois assim o Alcides é o que deveria ficar ileso, pois, já sofreu demais a vida inteira com as consequências do seu pai! e
Poxa! Muda aí essa história para que todos nós fiquemos satisfeitos e felizes com Alcides enfim vencendo as atrocidades do maldito Tenório. Só matar o Tenório não é o suficiente, na verdade ele que sempre foi o “metido a besta” é o que deveria ser estuprado pra deixar de ser arrogante e demoníaco.
Por favor Diretor, escritor, pessoa responsável e quem mais puder mudar essa história!
Urgente!!!!!!
Realmente, nos tempos de hoje tem que ser mudada a história do Pantanal o Alcides não deverá ser nem castrado nem estuprado por favor diretor muda essa história só o Tenório quem tem que sofrer as consequências não Alcides e a Maria, por favor, a novela ficaria sem graça, nos tempo de hoje isso não pode acontecer, seria revoltante acontecer isso, por favor, Tenório é quem tem que sofrer as consequências, não Alcides e a Maria, é um casal que todo mundo torce por eles! Revejam aí por favor os senhores responsáveis, mudem essa história, por favor por favor por favor! 🖐️😲
Gente, pelas informações dos resumos, o Alcides não foi castrado, mas talvez tenha sido estuprado, que também é considerado uma barbaridade com o rapaz. Não deveriam ter permitido essa sena brutal pelo bruxo Tenório, não mesmo, essa foi demais, o coisa ruim aprontar mais uma atrocidades dessa magnitude, foi demais! 😔😮💨
Passei mal com as barbaridades que o Tenório fez com o Alcides, puxa vida, por que não mudaram a história deixado o Alcides em paz com a Maria, eles não mereciam esse sofrimento, o maldito Tenório já tinha feito coisas demais para com tantas pessoas, não tinha que aprontar mais essa barbaridade,?tudo que ele sofrer daqui para frente vai ser pouco por tantas barbaridades que já fez e ainda deixaram acontecer ainda mais essa com a Maria e principalmente com o Alcides, coitado, que dó, não merecia ter sofrido desse jeito, oh, os senhores não têm ideia do quanto os telespectadores sofreram nesse momento de barbaridades com Alcides, Aiai, dá vontade de não assistir mais nada, foi sofrido demais!
Que coisa chata, que acontecimento chato, porque não mudaram essa parte caramba da história, que chato que chato que chato, passei mal só assistir a essa doideira, tive que tomar calmante de tão angustiada que fique! que chato, os senhores não mudaram a história, não precisava ser tão desesperador, poderiam mudar, poderiam mudar, poderiammmmmm… 😔😮💨
JOSE LEONCIO NAO DEVERIA MORRER MUDA UM POUCO DA PRIMEIRA VERSAO E,TAMBEM NAO COCORDO NA CASTRAÇAO DE ALCIDES ,TENORIO DEVIA TA PAGANDO POR PO TODO OS CRIMES.
Eu Concordo Hoje o mundo é Liberal Para tudo nesta vida Mas para uma obra feita a 30 anos atrás mudar o modo de ela ser republicada por causa de algumas pessoas ai já é de mais .E a mãe do joventino que na obra original não era para morrer só tomar um susto depois ela apareceria só mudou o rumo por causa que a atriz tinha sido convidada a ir fazer um documentário lá na índia.
Pantanal é uma obra prima, uma poesia. Emociono-me demais, me divirto muito!!! Quando pequena tínhamos uma fazenda no município de Colares – PA.
José leoncio lembra muito meu falecido pai na sua austeridade, simplicidade,” impera” com simplicidade. Os peões são muito parecidos com os quais convivíamos. Desde já, com muita saudade dessa linda obra de amor, delicadeza, realidade, cultura, folclore.. amo demais!!! Parabéns a todos !!! Nossa, atores interpretando de forma brilhante, tão real, tão mágico !! Enfim, não sei o que farei com o fim de Pantanal 😍
José Leôncio não deveria morrer, mas terminar a novela em grande estilo com filó e demais pessoas da fazenda. Juma deveria se socializar e viver normalmente relacionando com todos, sem “reiva” com seu filho e com jove muito felizes. Câmbio, desligo