Joaquim (Danilo Mesquita) não sentirá um pingo de pena de Felicidade (Carla Cristina Cardoso), mesmo ela estando grávida e vindo a passar mal na tecelagem em Além da Ilusão. Sem compaixão alguma pelo próximo, o rapaz demitirá a funcionária e ainda, por cima, a humilhará na trama inédita de Alessandra Poggi.
E tudo começará quando a faxineira vomitar em cima de alguns rolos de tafetá, fato este que não o agradará nenhum pouco. “Com licença, doutor Joaquim. Duas tecelãs pedem para falar com o senhor. A Olívia [Debora Ozório] e a dona Felicidade”, avisará Iara (Luciana de Rezende). “Mas era só o que me faltava. Reunião com essa gente fuleira”, reclamará o mimado, que, mesmo assim, autorizará a entrada delas.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
Em seguida, o jovem será curto e grosso: “A faxineira veio me pagar o que deve?”, vai querer saber ele. “Na verdade, eu vim pedir o perdão da dívida. Eu passei mal porque estou grávida, doutor”, disparará a mulher de Onofre (Guilherme Silva), deixando o patrão completamente boquiaberto. “Vim apelar para que o senhor não me mande embora. Esse é meu terceiro filho, e eu preciso muito do meu trabalho”, implorará a veterana. “Só falta me pedir a tal licença-maternidade”, rebaterá o filho de Úrsula (Bárbara Paz), em tom de deboche.
Na sequência, a personagem de Debora Ozório lembrará: “Por que não? É um direito dela, está na Consolidação das Leis do Trabalho [CLT] que Getúlio [1882-1954] aprovou no ano passado. Oitenta e quatro dias remunerados para a mãe cuidar do bebê”. Porém, Joaquim não se mostrará de acordo. “Acontece que o presidente se esqueceu de nos obrigar a isso. Dona Felicidade está no olho da rua desde já”, soltará ele, a demitindo.
“Demitida? Dona Felicidade está esperando um bebê. Não pode fazer isso”, retrucará a filha de Benê (Claudio Jaborandy. Apesar disso, o personagem de Danilo Mesquita se manterá firme em sua decisão. “Se essa senhora não pode sustentar mais um filho, não devia ter engravidado”, provocará o malvado. “O senhor é um homem sem coração”, acusará Olívia, saindo em defesa da colega.
Veja também:
Logo depois, Felicidade, então, convidará a moça para se retirar da sala a fim de evitar mais confusão. “Não é possível que não se apiede de uma mulher grávida! O senhor me perdoe, é meu patrão, eu lhe devo obediência e respeito aqui dentro da fábrica. Mas não está sendo justo. É desumano mandar dona Felicidade embora agora. Pelo menos deixe que ela trabalhe até o parto”, pedirá Olívia, não desistindo.
No entanto, nada disso adiantará e, muito menos, o comoverá. “Mas o que temos aqui? Uma pelega? Uma carbonária? Ponham-se daqui pra fora ou apresento o bilhete azul às duas”, ameaçará ele, que ainda completará: “Chega de lero-lero! Fora! Fiau”. As cenas vão ao ar na próxima semana, na sua novela das seis.