O conflito de gerações em O Tempo Não Para será um dos maiores destaques do folhetim nos próximos capítulos. Vindo do século XIX, Dom Sabino (Edson Celulari) ficará furioso ao ver que Marocas (Juliana Paiva) está sozinha com Samuca (Nicolas Prattes) em um ambiente fechado.
De acordo com o site Observatório da Televisão, o problema acontecerá devido a uma falta de conexão da porta que dá acesso à piscina do prédio. Samuca ficará preso com Marocas ao lado da piscina, e os dois se desequilibrarão, caindo na água.
Dom Sabino verá tudo e ameaçará o salvador de sua filha. “Mas o que é isso?! Abra essa porta! Abra imediatamente! Samuel, abra esta porta, ou eu não respondo por mim!”, dirá ele. A conexão voltará e o homem cairá na piscina com a abertura da porta. “A porta demoníaca se abriu!”, dirá ele.
+O Tempo Não Para: Marocas leva um susto ao ver Samuca sem camisa
“O sistema voltou”, falará Samuca. “Não fale nada! O senhor não tem o direito de falar!… Eu confiei na sua pessoa, senhor Samuel! Mas que péssimo anfitrião o senhor se revelou! Um aproveitador! Abusador de donzelas!”, responderá o homem.
O conflito dos séculos
Para entender sua reação, é preciso observar o contexto da época em que Marocas vivia. No século XIX, era extremamente inapropriado um homem ficar sozinho com uma mulher em um ambiente fechado. Outra proibição era ver uma mulher de trajes íntimos – ou vice-versa – sem antes os dois estarem casados.
Tanto que foi exatamente por causa disso que a família Sabino resolveu embarcar no Albatroz, navio que se chocou contra o iceberg. Marocas havia sido obrigada a se casar com um rapaz após vê-lo em trajes de banho. Como disse “não” no altar, a família teve que partir no navio para diminuir o “falatório”.