As novelas são basicamente textos literários, criados por autores que costumam fazê-los com uma roupagem própria para o gênero televisivo. O que se percebe é que as novelas tem ganhado espaço em outras telas.
Veja também – Entenda como novela das seis quase esteve na mira de um processo movido pela TV coreana
Foi o caso de Verdades Secretas II, uma das primeiras a estrearem primeiramente nas plataformas digitais para que, apenas posteriormente, possa estrear na TV.
Porém, estes textos literários em que são concebidas as novelas muitas vezes acabam sendo baseados em livros. Separamos a seguir alguns casos de novelas que fizeram sucesso primeiramente como livros:
Totalmente Demais
Em mais uma história de borralheira que dá a volta por cima, Totalmente Demais encantou os noveleiros, mas não se trata de novidade. Muito pelo contrário: é baseada em Pigmaleão, de Bernard Shaw. A obra é conhecida no teatro mundial e tem um texto bastante elogiado no meio artístico.
Veja também – Saiba qual novela passou por um vexame tão grande que a Globo apagou as fitas do arquivo
Ciranda de Pedra
Muito antes da versão de 2008, Ciranda de Pedra ganhou destaque ao se tornar novela em 1981. Trama que se passa nos anos 50, em ambas as oportunidades que esteve no ar enquanto novela, Ciranda teve boa audiência. Isto se deve ao sucesso do livro de Lygia Fagundes Telles a qual se baseou a novela.
Orgulho e Paixão
No ar na faixa das seis recentemente em 2018, Orgulho e Paixão fez sucesso mundialmente sob outro título. Um dos best-sellers dos romances ingleses, o livro Orgulho e Preconceito foi o que inspirou a novela, que mescla também histórias de outra obra: Mulherzinhas, da estadunidense Louisa May Alcott.
Veja também – Confira quais são as cinco novelas que o Canal Viva quer distância e jamais vai reprisar
Gabriela
Poderíamos citar outros casos, porém destacamos Gabriela entre as inúmeras vezes em que Jorge Amado teve seus livros adaptados a novelas. A moça do Cravo e Canela ganhou as telinhas em três ocasiões: nas décadas de 60, 70 e, recentemente, no ano de 2012.
A Escrava Isaura
Muito antes da Record fazer sucesso com a adaptação do livro homônimo de Bernardo Guimarães, A Escrava Isaura foi novela pela primeira vez na Globo em 77. Em ambos os casos, ganhou grande destaque nacional e mundial, com as exportações dos títulos e repercussão tão relevante quanto a do livro de 1875.