O ator Cássio Gabus Mendes renovou seu contrato com a TV Globo por mais três anos e, por essa razão, foi automaticamente escalado para interpretar um promotor em Olho por Olho, nova novela de João Emanuel Carneiro que estreia em outubro deste ano, substituindo o remake de Pantanal.
De acordo com informações da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o vínculo do artista também poderá ser estendido por mais um ano, chegando, então, a quatro no total. Entretanto, é válido ressaltar que isso só aconteceu devido a frequência de trabalhos que o artista veio desempenhando nos últimos anos na casa, segundo critérios adotados pela empresa, já que a emissora vem passando nos últimos anos por um processo de reestruturação.
Veja também: Visando recuperar audiência perdida, Globo define abordagens de próximas novelas do horário nobre
Na emissora carioca, Cássio realizou diversas novelas, dentre elas Elas por Elas (1982), Ti Ti Ti (1985), Roda de Fogo (1986), Brega & Chique (1987), Vale Tudo (1988), Tieta (1989), Meu Bem, Meu Mal (1990), Tropicaliente (1994), Explode Coração (1995), A Indomada (1997), Terra Nostra (1999), Insensato Coração (2010), Lado a Lado (2012), Além do Horizonte (2013), Babilônia (2015) e outras.
Veja sete ex-grandes estrelas globais que deram adeus à TV e assinaram com os streamings
A nova política contratual adotada pelos globais de uns anos para cá vem mostrando apenas uma coisa: não há mais apego nenhum por parte deles em manter um longo elenco fixo. Isto agora é privilégio apenas para alguns.
Assim, aqueles que quiserem, podem ficar ou esperando por um convite de um novo trabalho da Globo, ou irem para outros rumos. Esta segunda opção é o que tem feito grande parte dos talentos e vem surpreendendo muitos.
Listamos os casos recentes mais emblemáticos e que podem ser destacados:
Bruna Marquezine:
Um grande talento que começou ainda quando criança na TV, Bruna Marquezine foi voar para outros ares e se uniu a outras duas ex-estrelas globais para a participação em conjunto numa série nova da Netflix. Marquezine, Carol Castro e Sheron Menezzes estarão em Maldivas, que estreia ainda neste semestre.
Camila Queiroz:
Quem pôde, acompanhou a treta entre Queiroz e a Globo. O casamento azedou, com direito a troca de farpas de ambas as partes. Provando que não estava nem um pouco preocupada com a intriga, a atriz desdenhou da Globo e divulgou incessantemente a sua participação no reality Casamento às Cegas, da Netflix.
Klebber Toledo:
Assim como Camila Queiroz, Toledo seguiu os passos da sua amada e tomou as dores dela durante a polêmica com a Globo. Meses atrás um dos grandes nomes das novelas da emissora carioca, atualmente ele brilha tanto na Netflix, quanto no HBO Max.
Marco Pigossi:
Outro caso emblemático de ex-global que chutou o pau da barraca e foi parar nos streamings trata-se do galã Marco Pigossi. Em 2021, protagonizou a série brasileira Cidade Invisível, na Netflix, e fez grande sucesso vivendo o Eric.
Ingrid Guimarães:
Em setembro, houve o verdadeiro fim de uma era. Ingrid Guimarães e a Globo resolveram encerrar o acordo fixo existente, abrindo portas para a Amazon Prime Vídeo contratá-la em um acordo com duração de três anos, semelhante ao que ela tinha com a emissora carioca.
Fernanda Vasconcellos:
Uma antiga figura das novelas da Globo e que atualmente está dedicada apenas aos streamings é Fernanda Vasconcellos. Em 2019, houve o primeiro grande trabalho da atriz fora da emissora carioca: Coisa Mais Linda, série da Netflix. Sobre a nova fase da sua carreira voltada às plataformas de vídeos, Vasconcellos comentou: “Procuro projetos novos, diferentes, me movimentar, dar uma chacoalhada”.
Camila Pitanga:
Depois de perder contrato com a TV aberta e ir parar no Globoplay, Camila Pitanga não pensou duas vezes ao topar um contrato com o HBO Max. Por lá, será atriz e produtora de novos projetos que serão lançados pelo streaming.