O Canal Viva está no ar há pouco mais de 12 anos e conta com uma vasta programação, dedicada praticamente a exibição de reprises dos conteúdos de sucesso da Globo. Sempre escolhe a dedo o quê tem interesse em reapresentar da emissora carioca.
Porém, por ter esta possibilidade de escolher tudo de maneira criteriosa, este mesmo canal tem a opção de deixar de lado alguns nomes da lista. E, provavelmente, a seguir temos as novelas em que eles menos querem exibir:
De Quina pra Lua
Começamos esta lista com a novela que marcou a estreia de Alcides Nogueira na carreira solo de autor. Exibida em 1985, De Quina pra Lua causou grande dor de cabeça a Nogueira, que continuou um trabalho iniciado por Benedito Ruy Barbosa e o qual original na novela.
O problema é que Benedito provavelmente plagiou uma peça teatral e Alcides Nogueira se viu em meio a uma grande saia justa. Fora as críticas pela forma como De Quina pra Lua esteve sendo conduzida, a novela jamais seria escolhida pelo Canal Viva.
As Filhas da Mãe
Os executivos globais devem ter achado graça do fiasco da Record com sua novela de temática popular, Dona Xepa, mas se eles lembrarem bem a Globo passou pela mesma coisa em uma situação bastante parecida.
Em As Filhas da Mãe, Silvio de Abreu investiu naquelas novelas cômicas, uma protagonista escrachada e tudo aquilo que se faz para uma produção com esta pegada mais populista. O resultado no ar não foi nem um pouco aceito e a novela foi um fiasco total. O Canal Viva passa longe desse título.
Vira-Lata
Muito antes de ser demitido da Globo, jogar tudo para o alto e bater na porta da Record, Carlos Lombardi deu muita raiva aos executivos da emissora carioca. Em 1996 com Vira-Lata, o próprio autor admitiu que errou com a novela.
Desde a escalação do elenco, o enredo, as tramas. Não teve nada desta novela que escapou das garras da lista dos fiascos globais, tanto é que são poucos os que lembram de Vira-Lata e, por conta disto, o Canal Viva não ameaçaria sua liderança na TV paga para uma bomba destas.
De Corpo e Alma
Sabe aqueles trabalhos em que não dão certo de maneira alguma e que fica difícil de seguir em frente, mas é feito de tudo para cumprir com as obrigações? De Corpo e Alma foi um exemplo disto na Globo, a qual se tivesse a oportunidade de voltar no tempo jamais faria a novela.
A atriz principal foi assassinada pelo colega de cena e, esta atriz, era filha da autora da novela. Teve tanta coisa complicada em De Corpo e Alma que, caso o Canal Viva reprisasse, teria chances até de dar azar.
Bang Bang
Não são poucas as novelas de meados dos anos 2000 que a Globo cedeu ao Canal Viva para serem reprisadas. Entretanto, caso Bang Bang viesse no pacote, provavelmente a emissora do conglomerado carioca despacharia de volta, em entrega expressa e ainda com um brinde.
Até hoje, o folhetim escrito por Mário Prata é lembrado por derrubar a audiência da faixa das sete, de uma maneira que a Globo nunca mais aceitou novelas com temáticas voltadas ao universo faroeste e country. Foi uma experiência frustrante.