Entre a ficção e a realidade existe uma linha tênue que, para ser ajustada, muitas vezes é uma tarefa pela qual os produtores de algumas atrações são os responsáveis por incrementarem este processo.
Veja também – Você sabia? Tradicional faixa de reprises, Vale a Pena Ver de Novo não foi uma criação da Globo
Cabe a estes profissionais influenciarem, tanto positivamente, quanto negativamente nesta linha tênue. O caso da idade dos personagens é um exemplo muito claro. Se os interpretes tiverem uma idade não condizente com o personagem, há um claro estranhamento.
E isto acontece normalmente em séries e novelas. No caso das produções brasileiras, é bastante comum. Veja:
Malhação Múltipla Escolha
Na extinta novelinha teen global, isto acontecia constantemente. Há vários casos, mas colocamos aqui o mais marcante. Em Malhação Múltipla Escolha, a história se passava em uma escola com turmas de Ensino Médio. No entanto, os integrantes da Vagabanda, por exemplo, interpretavam esse papel com idades que se pareciam mais com estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Veja também – Saiba qual novela dos anos 80 chocou tanto que jamais seria exibida hoje em dia
Império
Diante da saída repentina de Drica Moraes, a cinquentona Cora foi vivida por nada mais, nada menos do que Marjorie Estiano. Foi uma rejuvenescida e tanto, pois as atrizes têm uma diferença de quase 15 anos de idade.
Mulheres Apaixonadas
Ao se inspirar no caso de Malhação, Mulheres Apaixonadas fez o mesmo com relação ao núcleo que se passava na escola. Os estudantes do colegial eram vividos por atores bem mais velhos que aqueles com os quais normalmente estão nesta fase da vida escolar.
Veja também – Conheça a história do ator de Alma Gêmea que deixou a carreira e está isolado numa ilha
Araguaia
Além de ter flopado, a novela das seis de 2009 contou com o curioso caso de atores com praticamente a mesma faixa etária, só que em papéis de pessoas com grande diferença de idade. Edson Celulari e Murilo Rosa eram pai e filho em Araguaia, só que ambos tem diferença de 12 anos. Entretanto, Murilo fazia de conta que era super jovem com seu personagem.
Eterna Magia
Sabe aquele papel de matriarca madura e bem mais velha? Era a personagem de Eliane Giardini em Eterna Magia, que contracenava com Malu Mader. Ambas eram mãe e filha, sendo que as atrizes têm 15 anos de diferença entre elas. Foi algo confuso.
Veja também – Saiba qual ex-astro das novelas da Globo pode ter que usar tornozeleira eletrônica