Esta nós temos quase que certeza que você não sabia. A Globo não criou o Vale a Pena Ver de Novo e isto é um fato. Os relatos históricos dão conta de que outras emissoras, atualmente extintas, tiveram sessões de reprises com este nome.
Veja também – Saiba qual novela dos anos 80 chocou tanto que jamais seria exibida hoje em dia
Isto faz com que nós possamos afirmar que Vale a Pena Ver de Novo faz parte da história da TV brasileira. Mas, muito se associa esta marca apenas a Globo, que tem esta faixa tradicionalmente há mais de 40 anos.
Recentemente, uma mudança na programação em detrimento da perca da liderança no início das tardes fez com que a emissora desse ao Vale a Pena Ver de Novo um papel de coadjuvante.
No ar com O Cravo e a Rosa, a novela não esteve sendo incluída no Vale a Pena Ver de Novo. Apenas está indo ao ar numa faixa chamada de Edição Especial, subtítulo adotado pelas novelas desde a pandemia.
Veja também – Diretores de Caminho das Índias entraram em pânico diante de suposta gravidez no elenco
Assim, esta nova faixa deixou a tradicional sessão de reprises de novelas da Globo numa posição ofuscada, diante de sua importância. A TV Excelsior teria sido a primeira que criou o Vale a Pena Ver de Novo.
Depois da falência da Excelsior, considerada a “Globo dos anos 60”, a TV Tupi lançou reprises dentro de um programa com este nome. Diante da extinção de ambas as emissoras, coube a emissora dos Marinhos dar um nome ao espaço dedicado às reapresentações de novelas e séries.
Veja também – A quizila acabou: Entenda a maldição que a Globo quebra com o fim de Malhação
Portanto, Vale a Pena Ver de Novo foi ressuscitado pelos globais em 1980 por volta das 13h30, onde atualmente vai ao ar o Jornal Hoje. Dona Xepa, de 1977, esteve reestreando este programa clássico, mas que não foi uma criação da Globo como muitos pensam.