Em Além da Ilusão, Afonso (Lima Duarte) arrancou a filha dos braços de Heloísa (Paloma Duarte) e entregou para a adoção. Por outro lado, quando estiver no leito da morte, o veterano assumirá para padre Romeu (Emiliano Queiroz) o paradeiro da criança. As informações são do site Arteblitz.
“Mas o que eu preciso confessar é que… Eu sei onde ela está, padre”, dirá Romeu, já perto da morte. Na conversa, ele dirá que sempre soube onde a filha de Heloísa está, mas teve que guardar segredo. O Padre, por outro lado, incentivará o personagem de Lima Duarte em dar essa alegria para a filha enquanto é tempo.
“O Senhor Deus está vendo o que faz, redima-se com Heloísa. É uma mulher tão generosa, não merece passar o resto da vida com essa dor”, dirá o religioso. Nesse momento, Violeta entrará com o médico da família para examinar o veterano e descobrirá que ele não resistirá mais.
Logo em seguida, Afonso pedirá que Heloísa vá vê-lo: “Te chamei aqui para pedir perdão, minha filha”. Heloísa, apesar da mágoa do pai, pedirá que ele não fale muito, pois está fraco. Mesmo assim, o senhor insistirá em falar sobre o passado que ela não conhece.
Nessa hora, aparece um flashback do dia em que ele tirou a bebê dos braços da filha. Afonso conta que estava com a cabeça quente por ver a filha mais nova dando à luz uma criança sem pai. E que ele bebeu muito para ver se a vergonha passava, mas não passou. No flashback é mostrado a cena em que Heloísa se desespera ao ver ele arrancar a filha de seus braços.
Heloísa ficará angustiada ao lembrar de quando deu à luz e será agressiva com Afonso: “Não vê o quanto isso ainda me machuca? (…) “Quer meu perdão para morrer em paz? Desculpa, mas não vai ter”. A reação de Heloísa fará Afonso piorar. “Eu sei… Eu sempre soube, Heloísa…”, falará ele, que tosse muito.
Logo na sequência, Afonso falará sobre o paradeiro da filha que arrancou dos braços de Heloísa: “Sempre soube onde ela está”. “Onde ela está? Com quem ela está?”, gritará ela. Afonso decidirá contar, mas morrera sem terminar a história. “A menina… Ela está…”.
A personagem de Paloma Duarte ficará nervosa: “Não! Papai? Papai, abre os olhos! Fala pra mim! Onde está a minha filha? Fala! Acorda, pelo amor de Deus! Onde está a menina?”. Violeta, por sua vez, entrará com o médico e o padre e tirará a irmã de cima do corpo do pai. “Não pode ter morrido com esse segredo!”, falará ela, desconcertada.