Em Nos Tempos do Imperador, Samuel (Michel Gomes) não descansará até conseguir provar que inocente da morte de Ambrósio (Roberto Bonfim). Por conta disso, o homem fugirá com Pilar (Gabriela Medvedovski) em busca do verdadeiro assassino, Salustiano (Alexandre Zacchia).
A princípio, Samuel será premiado após capturar Filinto (ator não divulgado), o responsável pelo sequestro de Pedro (Selton Mello) durante a Guerra do Paraguai, e fará o bandido confessar que raptou o imperador seguindo ordens de Tonico Rocha (Alexandre Nero).
Por outro lado, na mesma noite, Samuel se preparará para fugir e deixará uma carta de despedida para Caxias (Jackson Antunes) explicando que precisa provar que é inocente para não ter mais de voltar à prisão. Ele, então, partirá com sua amada.
Em cenas seguintes, Caxias se deparará com o conteúdo da carta, decidirá passar pano para a deserção do rapaz e não enviará nenhum de seus soldados atrás dele. Enquanto isso, o engenheiro e Pilar saem em busca de pistas do paradeiro de Salustiano, o homem que realmente assassinou Ambrósio.
A novela é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, sob direção geral de João Paulo Jabur. Selton Mello, Mariana Ximenes, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes são os protagonistas do folhetim. Ambientada em 1856, Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo (2017) e conta os desafios do reinado de dom Pedro II.