Samuel (Michel Gomes), finalmente, ficará cara a cara com o assassino de Ambrósio (Roberto Bonfim) na última semana de Nos Tempos do Imperador. E o reencontro do protagonista com Salustiano (Alexandre Zacchia) acontecerá depois que ele e Pilar (Gabriela Medvedovski) fugirem da Guerra do Paraguai (1864 – 1870) na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Na ocasião, o engenheiro deixará um bilhete para Caxias (Jackson Antunes), no qual informará a ele que provará quem de fato assassinou seu pai. Depois disso, o casal de mocinhos da novela se deslocará para a Bahia a fim de investigarem o paradeiro do homem para que o ex-escravo consiga provar sua inocência.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
No entanto, ao chegarem lá, os dois ficarão sabendo que o matador agora é um beato que possui muitos seguidores na região. Mais tarde, será a vez dos personagens de Michel Gomes e Alexandre Zacchia ficarem novamente frente a frente um do outro. Porém, o ex-capataz mentirá ao dizer que não sabe quem é Jorge.
Mesmo assim, após o reencontro, Salustiano pensará seriamente em falar toda a verdade com o objetivo de se livrar da culpa que ele carrega consigo durante muitos anos. Primeira novela inédita a começar a ser exibida após a explosão da pandemia de Coronavírus pela Globo, Nos Tempos do Imperador é uma espécie de continuação de Novo Mundo, exibida em 2017. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, a trama conta a história de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil.