Em Nos Tempos do Imperador, Teresa (Letícia Sabatella) tomará a decisão de colocar fogo no jornal de Tonico (Alexandre Nero). A mulher terá a ideia para evitar que as cartas de amor de Dom Pedro II (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes) sejam divulgadas. Logo em seguida, ela terá uma dura conversa com os dois.
“Não me orgulho do que fiz. Mas tenho certeza que foi a coisa certa a fazer”, dirá a imperatriz. Luísa falará que seu respeito e admiração por Teresa aumentaram e explicará que em vários momentos se sentiu inferior pelo ato de traição: “Era uma mistura de sentimentos contraditórios, que nem sempre conseguia administrar”.
Dom Pedro II assumirá também o seu sentimento de culpa: “O carrego duplamente e só me resta pedir perdão a você, Teresa e também a você, Luísa”. A imperatriz dirá que as pessoas podem não ter controle do que sentem, mas podem decidir pelos seus atos. Nesse momento, o monarca pedirá perdão por errar com as duas mulheres.
Veja também – Após sabotar a empresa de Paula, Carmem se apossa da Terrare Cosméticos
“Por não ter conseguido fazer nenhuma das duas plenamente feliz. É uma triste história de amor essa que nos une”, dirá ele. “Você e a condessa se amaram por livre escolha e por longos anos, ainda que de maneira clandestina”, rebaterá Teresa, que dirá afirmará o motivo de aceitar a traição. Assim, ela abrirá o coração.
“Para quem está na posição em que eu estou, não se sentir plenamente amada é muito doloroso. E foram anos me sentindo ferida, dia após dia. A Monarquia, a Pátria, proteger a vida da nossa família. Foi isso que me levou a fazer o que fiz”, afirmará Teresa, fazendo Luísa e Dom Pedro II se sentirem ainda mais culpados por suas atitudes.
A novela é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, sob direção geral de João Paulo Jabur. Selton Mello, Mariana Ximenes, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes são os protagonistas do folhetim. Ambientada em 1856, Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo (2017) e conta os desafios do reinado de dom Pedro II.