A novela Nos Tempos do Imperador retrata a vida da família real no Brasil. De certo modo, a trama exibida no horário das 18h tem seu foco principal em Dom Pedro II, interpretado por Selton Mello, e todos os dramas enfrentados pelo homem para governar o Brasil, além de lidar com os problemas pessoais de seu casamento e filhas.
A história, vale dizer, tem se aproximado de sua reta final na Globo. Com isso, os últimos acontecimentos que marcarão o fim da monarquia no Brasil estão, finalmente, se aproximando. Não se sabe, por exemplo, se autores de Nos Tempos do Imperador irão exibir como foi a morte de Dom Pedro II.
Veja também – Nando se recusa a assinar contrato, pede para lê-lo em casa e é chutado por Josefina
O fato é que o último governante da monarquia de nosso país morreu quando já não estava mais em solo brasileiro. Ele foi vítima de uma pneumonia grave, consequência de uma resfriado contraído depois que fez um longo passeio pelo Rio Sena, na França, durante um dia de inverno.
Dom Pedro II morreu no dia 5 de dezembro de 1891, apenas três dias após seu aniversário. Ele tinha 66 anos quando faleceu. Vale lembrar que ele morreu em Paris, pois, foi expulso do Brasil, após Proclamação da República, que aconteceu, em 15 de novembro de 1889. Mas seus restos foram guardados em Mausoléu Imperial, na Catedral de Petrópolis, no Rio de Janeiro.