De uns anos para cá, o tradicionalismo tem perdido espaço para a constante rotatividade das emissoras, que se detém ao único e exclusivo objetivo de lucrar cada dia mais, deixando de lado suas raízes.
Veja também – Morte de autor com novela ainda no ar causou desespero e correria na Globo; saiba qual!
No caso da Globo, isto tem ficado mais nítido. A emissora tem aberto mão de veteranos e, ultimamente, não nega que esta é a sua nova política. Por outro lado, há uma vasta lista de talentos que nunca mais foram chamados para novos trabalhos.
Portanto, listaremos alguns casos de autores famosos que estão há alguns anos esquecidos e sem lançarem novelas:
Carlos Lombardi
Quem não se lembra da polêmica saída de Carlos Lombardi da Globo, após mais de 30 anos de casa. Ele quis encerrar o contrato, depois de ter sido colocado na geladeira com um projeto de novela das sete. O autor supostamente saiu como persona non grata e topou um contrato com a principal concorrente global.
Veja também – Saiba qual novela da Globo foi um fiasco aqui no Brasil, mas teve um sucesso estrondoso no exterior
Entretanto, na Record só conseguiu lançar uma novela e esta não emplacou. Desde 2014, Lombardi nunca mais foi chamado para escrever outra novela, mesmo tendo em seu currículo alguns sucessos como: Vereda Tropical (1985), Bebê a Bordo (1989), Quatro por Quatro (1995) e Kubanacan (2004).
Alcides Nogueira
Autor com volumoso número de prêmios, desde a política de enxugamento de gastos adotada pela Globo, Alcides Nogueira não foi convidado para escrever novas novelas e é um dos casos de autores esquecidos.
Veja também – Roberto Carlos depõe sobre assassinato de Daniella Perez: Saiba as vezes que ele provou ser amigo de Gloria Perez
Enquanto isto, os nomes novatos vêm escrevendo novelas e dominando o espaço. Em 2017, Nogueira assumiu pela última vez uma faixa de tramas global, mais especificamente quando escreveu Tempo de Amar.
Lauro César Muniz
Reconhecidamente um autor de sucessos, inclusive com trabalhos tanto no Brasil, quanto no exterior, Lauro César Muniz engatou um casamento com a Record em 2006 e, depois de Máscaras (2012), sumiu das telinhas. Soma-se a seu currículo fenômenos como O Salvador da Pátria (1989), Escalada (1975), O Casarão (1976), Roda de Fogo (1986) e Espelho Mágico (1977).
Veja também – Eternizada pelo Sítio do Picapau Amarelo, atriz que fez a Dona Benta morreu de forma comovente
Ele chegou a voltar para a Globo, mas foi dispensado por não conseguir ter seus projetos aceitos. Em entrevista, cogitou estar sofrendo um boicote: “Quem poderia estar boicotando meu nome na TV Globo? Quem é prejudicado nisso, além do grande público? Os grandes atores com quem trabalhei. Por quê?”.
Manoel Carlos
Neste caso, estamos falando de um dos pioneiros na história da teledramaturgia brasileira. Manoel Carlos, carinhosamente conhecido pelo apelido de Maneco, teve sua última novela em 2014, quando escreveu Em Família para a faixa das nove.
Veja também – Debilitado e andando de muletas: Saiba por que Francisco Cuoco sumiu das novelas
Completando quase oito anos na geladeira, o autor parece ter se conformado da ideia de não ser mais convidado para assumir uma faixa de novelas. Para a revista Veja em 2021, ele declarou: “[…] não vou mais fazer o gênero [de novelas]. É preciso ser um atleta para aguentar a maratona de criar um folhetim. Superei essa fase, mas a cabeça segue a mil por hora”.
Walther Negrão
Também vítima dos cortes de gastos da Globo, Walther Negrão não esteve na lista de exceções e seu currículo foi desconsiderado quando a Globo o colocou para fora ao término de Sol Nascente (2017).
Veja também – Novela da Globo teve despacho de macumba em pleno horário nobre e causou revolta no público
Soma-se a seu sumiço o fato de que, desde meados de 2021, ele estaria internado após sofrer um AVC. Não há qualquer nova informação sobre o estado de saúde de Walther, que supostamente ainda não conseguiu se recuperar da complicação. Nem a família, nem o hospital em que ele está, querem falar sobre o assunto, causando uma preocupação aos fãs de seus trabalhos.