Em O Cravo e a Rosa, Cornélio (Ney Latorraca) não aguenta conviver com a sogra, Josefa (Eva Todor) sob o mesmo teto. Revoltado, o marido de Dinorá (Maria Padilha) armará o sequestro da senhora e fará sogra sumir por um bom tempo.
A princípio, dona Josefa conseguirá escapar de duas tentativas de sequestro. Só que na terceira vez, a senhora não dará sorte e será raptada por bandidos a mando de Cornélio. Ele, claro, ficará aliviado da antipatia de Josefa e comemorará a paz que será restaurada em sua casa.
Veja também: Resumo da novela O Cravo e a Rosa
Já no cativeiro dos bandidos, Josefa dará dor de cabeça com suas exigências. Os sequestradores ficarão irritados e exigirão que Cornélio pague o resgate para liberá-la. Dinorá, que não sabe que o esposo é o mandante do sequestro, ficará aflita e exigirá que ele ajude a encontrar sua mãe.
Veja também: Bianca abandona Heitor no altar, foge da igreja e desmaia para não casar
Escrita por Walcyr Carrasco, a novela O Cravo e a Rosa é protagonizada por Eduardo Moscovis, Adriana Esteves e antagonizada por Drica Moraes. Outros atores como Leandra Leal, Ana Lúcia Torres, Rodrigo Faro, Luís Melo e Ney Latorraca fizeram parte do elenco principal.