Em O Cravo e a Rosa, Heitor (Rodrigo Faro) ficará chocado ao descobrir o passado de sua mãe, Josefa (Eva Todor). Acreditando que a mulher sempre foi uma dama respeitada, ele ouvirá algumas verdades, principalmente sobre o seu pai biológico.
A essa altura da novela, Heitor, Dinorá e Josefa estarão passando por uma crise financeira. “Heitorzinho nós não temos dinheiro nem para comer! Nós não temos condições de sustentar essa casa. Dinorá vai ter que arranjar um emprego”, avisará.
Em seguida, Josefa dirá para Heitor que, diante de tudo está acontecendo, precisa fazer uma revelação. “Eu nunca fui a santa que você pensou que eu fosse. Na verdade eu sempre fui uma…”, afirmará a veterana, sem querer completar o que ela era no passado.
Veja também: Resumo da novela O Cravo e a Rosa
“Como é difícil eu falar”, continuará Josefa. “Mamãe, você está me dando um arrepio”, estranhará Heitor. Dinorá, então, ajudará Josefa a falar: “Fale logo mamãe, fale logo que a senhora nunca foi casada, que nunca foi uma dama virtuosa, e que eu tenho um pai, e o Heitor outro”.
Veja também: Joaquim descobre que Januário é seu filho e fica incrédulo com identidade do rapaz
Heitor ficará em pânico e exigirá saber do que as duas estão falando. “É verdade, Heitor. Eu nunca quis revelar a você quem é o seu pai, mas agora a consciência me obriga a isso!”, dirá a velha. “Estou sem palavras, mamãe”, responderá o bonitão.
Josefa, por sua vez, falará de uma vez por todas: “Eu só fiz isso para o seu bem. (…) Eu tenho certeza que o teu pai vai te estender a mão. Ele vai poder te sustentar”. “Então diga, mamãe, quem é o meu pai”, perguntará ele, que ficará chocado ao descobrir que Calixto de Oliveira (Pedro Paulo Rangel), o caipira da fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis), é o seu pai biológico.
Escrita por Walcyr Carrasco, a novela O Cravo e a Rosa é protagonizada por Eduardo Moscovis, Adriana Esteves e antagonizada por Drica Moraes. Outros atores como Leandra Leal, Ana Lúcia Torres, Rodrigo Faro, Luís Melo e Ney Latorraca fizeram parte do elenco principal.