Ainda sem acreditar que Samuel (Michel Gomes) foi preso durante o casamento dos dois na igreja, Pilar (Gabriela Medvedovski) fará de tudo para livrar o amado da cadeia nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador. Só para se ter uma ideia, a mocinha cogitará a possibilidade de fugir com o engenheiro do Rio de Janeiro, mas, para a sua surpresa, acabará recebendo um fora do protagonista, que pedirá para ela esquecê-lo na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Após ter seu casamento interrompido e ainda ser afastada temporariamente da Ordem Terceira, a irmã de Dolores (Daphne Bozaski) decidirá aparecer na prisão onde está o amado a fim de propor a ele que os dois desapareçam da cidade repentinamente.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
No entanto, o que ela não esperava era que o ex-escravo fosse rejeitar a ideia. “Estou te libertando! A nossa história termina aqui. Não venha mais me visitar. Nunca mais”, soltará o protagonista do folhetim, dispensando-a e, ao mesmo tempo, fazendo-a chorar.
Apesar disso, Pilar não desistirá tão fácil assim do personagem de Michel Gomes, visto que a mesma pedirá a ajuda de Dom Pedro II (Selton Mello), o qual tomará uma atitude sem que vá contra a lei. O marido de Teresa Cristina, portanto, orientará Caxias (Jackson Antunes) a solicitar o comparecimento de Samuel na Guerra do Paraguai (1865-1870). “Os condenados podem ser recrutados. Tem interesse?”, questionará o marquês ao rapaz.
Veja também: Em prol de liberdade, Tonico comete mais dois assassinatos; veja quem são as vítimas
“O senhor me pegou de surpresa, eu não esperava. Fico agradecido pela lembrança”, falará o meio-irmão de Tonico Rocha (Alexandre Nero), contente. “Agradeça ao imperador. Ele teve essa ideia, e eu gostei muito porque sei da sua competência. Mas entendo a dúvida de aceitar ou não. Você quer tempo para pensar?”, perguntará Caxias, nas cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 23, na sua novela das seis.