A novela Nos Tempos do Imperador abordará nos próximos capítulos sobre a pandemia de cólera que tomou conta do Rio de Janeiro no período imperial. Desse modo, Luísa (Mariana Ximenes) contrairá a doença e ficará muito mal. A princípio, ela concordará em ajudar Pilar (Gabriela Medvedviski), como voluntária, no atendimento as vítimas da cólera na Ordem Terceira.
Por outro lado, Luísa acabará comendo frutas compradas na rua de um vendedor e começará a passar mal. Nisso, Pilar constatará que Luísa comeu o alimento contaminado e pegou a doença. Contudo, a Condessa não poderá ficar no hospital, pois seu quadro de saúde ainda é leve e poderá ser tratado de casa. A médica avisará a mulher que Justina (Cinara Leal) cuidará dela quando chegar da Pequena África.
Veja também – Matheus troca Irina por Giotto e farsa é descoberta pela jovem
Contudo, nesse meio tempo, Teresa (Letícia Sabatella) chegará ao local. Ao saber que a Condessa está doente, ela pedirá para vê-la. Diante do quadro tão crítico, a esposa de Dom Pedro II (Selton Mello) tomará uma decisão. “Pilar, não vamos esperar mais. Vou cuidar da condessa até Justina voltar”, dirá a imperatriz, que logo iniciará os cuidados.
Mesmo fraca, Luísa ficará impressionada: “Por que vossa Majestade está fazendo isso?”. Teresa dirá que está fazendo a recomendação de Pilar. “Perguntei por que está fazendo isso por mim? Se arriscando, a senhora não gosta de mim”, esclarecerá a Condessa. Ela perguntará se alguma vez ela lhe disse isso. Luísa lembrará que Teresa tem razões suficientes para não gostar dela.
TERESA ALFINETARÁ LUÍSA
“Cumpro o meu dever de cristã, de imperatriz e de mãe grata por tudo que deu às minhas filhas”, responderá Teresa. “A senhora é tão generosa, tão correta”, dirá Luísa. Ela ainda se desculpará por ter se envolvido no meio do casamento da imperatriz. “Jamais tive a intenção de fazer a senhora sofrer. Preciso que me perdoe, talvez não viva por muito tempo”, falará ela.
Teresa dirá que ela viverá, mas que precisa descansar. Luísa lembrará ainda que as duas têm as mesmas convicções. “Não, não temos. A senhora não valoriza a instituição do casamento, mas não é hora de falarmos disso. Precisa recuperar suas forças”, pontuará a imperatriz. A Condessa concordará e assumirá que estar muito cansada: “Preciso ver Dominique, quero me despedir dele”.